Associação de Editoras Universitárias da América Latina e do Caribe
Boletim da EULAC

Ano 2022, Vol. 20, Novembro

«Compartilhando nosso conhecimento com o mundo»
A EULAC está integrada por:
ABEU, Red Nacional Altexto, ASEUC, REDUCH, REUN,
REUP, REUDE, SEDUCA, EU PERÚ y EDUPUC.
Tradução espanhol-português: Ramón Cristiano Bonifacio.

Edição universitária na América Latina e Caribe, EULAC 35 anos

Juan Felipe Córdoba-Restrepo
Nas duas últimas décadas do século XX, o panorama do que hoje conhecemos como edição acadêmica e universitária na região latino-americana era muito diferente. As poucas instituições universitárias que publicavam naquela época o faziam de forma mecânica, entendiam a publicação apenas na fase final: a impressão em papel, o processo editorial propriamente dito viria um pouco mais tarde, a figura do editor apareceria como aquele que garante a qualidade das publicações das instituições de ensino superior.

Direito à educação, cultura e liberdade de expressão

María Gabriela Pauli
Os direitos humanos têm sido, desde meados do século XX, um programa de ação e um imperativo para qualquer instituição que pretenda formar pessoas de forma integral. Ainda hoje, sete décadas depois da Declaração da ONU, constatamos as flagrantes violações dos direitos mais básicos que compõem nossa condição de seres humanos.

Enlaçadas pelo direito à educação, à cultura e à livre expressão

O último painel de discussão de Enlaçadas pelos direitos humanos, Enlaçadas pelo direito à educação, à cultura e à livre expressão está chegando. Este quarto painel acontecerá na próxima quinta-feira 1º de dezembro às 10:00 hrs. (México), 13:00 hrs. (Brasil) virtualmente no âmbito da Feira Internacional do Livro de Guadalajara.

Não perca isso!

Recomendações editoriais

História mínima do Brasil

Pesquisa-ação e educação popular

Introdução às técnicas de impressão no

Saúde mental em tempos de guerra

Feira Internacional do Livro de Guadalajara

Após dois anos de pandemia, a Feira Internacional do Livro de Guadalajara retorna de 26 de novembro a 4 de dezembro, com a força e o ímpeto que a caracterizam, em sua 36ª edição contará com mais de três mil atividades e a participação de 600 escritores de 45 países.

A Feira oferecerá uma série de atividades e programas para a capacitação profissional de todos os envolvidos nas áreas que compõem a cadeia produtiva do livro. Temos para você uma seleção de atividades para os profissionais da edição universitária.

Conheça o programa de atividades para profissionais da Feira.

* X Fórum Internacional de Editoração Universitária e Acadêmica

O programa deste ano busca analisar as mudanças que a contingência sanitária nos obrigou a fazer, que foram conjunturais, e que foram decisivas e transcendidas como parte dos processos das editoras universitárias.

* Fórum Internacional de Livreiros

Na programação deste ano, por meio de mesas, palestras, workshops e encontros, ficou evidente a inclusão de agentes e dinâmicas que permitem compreender novas formas de abordar o público, formação de leitores e de vinculação entre o público e o privado.

* Atividades especiais

Terça-feira, 29 de novembro
Salón F, Área Internacional, Expo Guadalajara

10:00 a 11:15 – Uso e aproveitamento de aplicativos de Crossref na edição universitária

11:30 a 13:45 – Workshop: Direitos autorais para editoras universitárias

13:45 a 14:30 – Metadados e qualidade editorial: binômio imprescindível para a visibilidade

* Essas atividades são gratuitas para profissionais cadastrados.

Cachar

México

É difícil cachar em qual sentido você cacha o cachar. Se você estivesse no Chile, cachar significa transar, meter e qualquer outro termo que se associe a um tom agressivo. Na Argentina, cachar é usado como sinônimo de força bestial, e se você cacha na América, você vai cachar outro tipo de bola – não necessariamente redonda. Cachaste? Cachar é também receber a indireta com elegância e dela se tornar vítima sutil. Eles podem cachar você em flagrante ou cachar a carteira da sua bolsa, mas isso depende do que cada pessoa cache para a palavra cachar. Espero que você nunca se enrole e cache o que você não quer que cachen você.

Assinar o boletim

Para receber a boletim diretamente em sua caixa de entrada, por favor, preencha este formulário.

Compartir este contenido
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email