Associação de Editoras Universitárias da América Latina e do Caribe
Boletim da EULAC
Ano 2023, Vol. 29, Novembro
«Compartilhando nosso conhecimento com o mundo»

Políticas públicas para uma lei do livro
Bolívar Lucio
Na base da política pública é necessária uma que permita tomar decisões e direcionar ações […]políticas públicas adequadas são tão importantes como as infraestruturas, porque as políticas fornecem um quadro de referências, definições sobre o que as editoras universitárias pretendem alcançar e em quanto tempo.

FIL Guadalajara para editores universitários
Aproxima-se a Feira Internacional do Livro de Guadalajara, o encontro editorial mais importante da América Latina, que este ano tem a União Europeia como Convidada de Honra, e na EULAC selecionamos uma série de atividades que consideramos imperdíveis para aproveitar ao máximo a sua visita.
Todas as atividades listadas são de acesso gratuito para profissionais e expositores participantes.
Nos vemos na FIL!

Recomendações editoriais

Políticas públicas para revistas acadêmicas
Javier Monroy Díaz
As métricas, a visibilidade e a qualidade dos processos são algumas preocupações das equipes que editam revistas nas universidades equatorianas. Embora existam espaços de discussão e conhecimento sobre elementos mínimos e desejáveis que a política editorial de uma revista deve ter para ser reconhecida, esses espaços são esporádicos.

Agenda
Assembleia EULAC
27 de noviembre
16:30 (hora México)
16:30 (hora México)
Transmissão ao vivo via Zoom

O Catálogo de direitos das editoras universitárias latino-americanas já está online!
Este projeto promove a publicação dos nossos livros em outros territórios e em outras línguas.
Explore as novidades de 2022-2023 e mergulhe na rica bibliodiversidade acadêmica latino-americana.

Diretrizes para a elaboração de uma política pública para publicações acadêmicas
David Chocair Herrera
O desenvolvimento académico de um país não se reflete, exclusivamente, na qualidade dos seus pesquisadores ou na quantidade das suas publicações, mas na visibilidade e reconhecimento internacional. Neste contexto, torna-se imperativa estruturar uma política pública robusta sobre publicações acadêmicas, que inclua medidas para promover a colaboração entre pesquisadores e a divulgação dos resultados…


Pucho
Perú
En el castellano peruano, nombramos a la colilla del cigarro o a un cigarro a medio fumar, con la palabra pucho, del quechua puch’u que significa sobrante o residuo. Muchos jóvenes de clase media o alta usan el término para hacer referencia a un cigarrillo entero. Ese mismo uso lo aplica Jaime Bayly en su ópera prima: “Me va a hacer bien dar una caminata. De paso que aprovecho para fumarme un pucho”. También se usa para dar cuenta de algún evento que pueda cubrirse a plazos: “Tranquilo, amigo. Te juro que te voy a pagar, aunque sea de a puchos”.

Assinar o boletim
Para receber a boletim diretamente em sua caixa de entrada, por favor, preencha este formulário.