Previous
Next
Associação de Editoras Universitárias da América Latina e do Caribe
Boletim da EULAC

Vol.7 | Julho 2021

«Compartilhando nosso conhecimento com o mundo»
EULAC está integrada por:
ABEU, Red Nacional Altexto, ASEUC, REDUCH, REUN,
REUP, REUDE, SEDUCA, EU PERÚ y EDUPUC.

As infâncias e juventudes leem sim: uma dívida editorial das IES

Susana Báez Ayala
JK Rowling propõe que: “as palavras são nossa maior fonte de magia e são capazes de ferir e curar alguém”; sua célebre saga em torno de Harry Potter mostrou que as infâncias e juventudes estavam apenas esperando por narrativas que os desafiassem, para poderem se apropriar de mundos ficcionais e integrá-los em seus ambientes da vida cotidiana. O boom editorial causado por esta autora requer atenção, principalmente por parte dos projetos editoriais das Instituições de Ensino Superior da América Latina e do Caribe, visto que essas faixas etárias costumam ser omitidas como público leitor, quando as políticas públicas que cada país impulsiona, propõem favorecer a formação de hábitos de leitura desde tenra idade.

Recomendações e novas publicações

Santiago de Málaga
Georgette Yáñez Altamirano, Alena Paulina Ramos Zuart, Sergio Esquivias González, Yuli Itzel Flores Hernández, Joel Antonio Navarro del Real, Belén Carolina García Ibarra
Irene Fenoglio Limón, Lucille Herrasti y Cordero, Zazilha Lotz Cruz García (coordinadoras)
Fabio Vélez Correa
Ana Luisa Monge Naranjo y Bruce James Callow
Susana T.P. de Domínguez Soler

Literatura infantil e sua importância desde a primeira infância

María Corbetta, Javier Gorrais, Roberto Coco
O contato da literatura com as crianças começa muito antes de elas se tornarem leitoras autônomas. A palavra poética aparece desde a primeira infância, por meio de canções de ninar, músicas, sussurros que os adultos lhes dão em cada cochicho carinhoso e em abraços. Essas vozes serão seu livro e os tons de voz, seus narradores, seus personagens; o canto, a própria poesia. É assim que se preenchem as estantes da biblioteca interior que cada leitor forma a partir do contato com as primeiras manifestações estéticas desprendidas dessas bocas.

Agenda

Seminario web: Rentabilizar la Feria de Frankfurt para editoriales independientes

Organiza: Fundación Germán Sánchez Ruipérez
7 de julho

La tipografía. La forma y el mensaje en el diseño editorial

Organiza: Asociación Mexicana de Tipografía
14 de julho

Feria Internacional del Libro de Bogotá 2021

6 al 22 de agosto

6to. Congreso Internacional de Correctores de Texto en Español (6.° CICTE)

Organiza: CICTE
12, 13 y 14 de agosto

Congreso Latinoamericano para el Desarrollo de la Lectura y la Escritura (CONLES)

Organiza: Comité Latinoamericano para la Lectura y la Escritura
23 al 28 de agosto

Das redes

Uma narrativa cheia de ecos: a Rede Nacional Altexto completa 15 anos

Elba Sánchez Rolón
Em 2021, celebramos 15 anos de trabalho contínuo como Rede Nacional de Editoras Universitárias e Acadêmicas do México. O caminho tem sido árduo e devemos reconhecer o esforço de muitos editores em projetos comuns, fortalecimento das boas práticas editoriais e a favor da visibilidade das nossas publicações. Desde a sua origem, o trabalho colaborativo e o olhar em conjunto para os desafios comuns têm permitido encontrar na Rede caminhos para o desenvolvimento de projetos que impactam na nossa presença nacional e internacional, assim como no melhor conhecimento dos nossos acervos e o aperfeiçoamento das formas de comunicá-los.
Convocatoria

Reconocimiento al editor universitario "Rubén Bonifaz Nuño" 2021

La Feria Internacional del Libro de los Universitarios (FILUNI) de la Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), decana de las editoriales universitarias en México, otorga cada año su reconocimiento a la trayectoria excepcional de un editor universitario de Iberoamérica.

El Reconocimiento al Editor Universitario se nombró “Rubén Bonifaz Nuño” en honor a la impronta que dejó en la UNAM un gran maestro y creador, traza cimentada en la pasión por la palabra escrita y la cultura editorial.

Cierre de convocatoria: 3 de septiembre 2021

Altiro

Chile

Acontece que nos dias do ñauca, os trabalhadores do campo eram avisados que era hora de almoçar com um tiro de caçadeira no ar. Não havia tempo a perder (você pode imaginar as condições do trabalho), e eles partiriam imediatamente para o almoço. Com o tempo, porém, o significado do termo perdeu sua pressa e não é raro esperar para sempre por aquele que prometeu e prometeu que, «altirito» voltará em breve.
Compartir este contenido
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
  • ¡Únete a la comunidad de editoriales universitarias más grande de América Latina y El Caribe!

    Un espacio para crear alianzas, promover el conocimiento y alcanzar nuevas audiencias.