Previous
Next
Associação de Editoras Universitárias da América Latina e do Caribe
Boletim da EULAC

Vol. 8 | Agosto 2021

«Compartilhando nosso conhecimento com o mundo»
EULAC está integrada por:
ABEU, Red Nacional Altexto, ASEUC, REDUCH, REUN,
REUP, REUDE, SEDUCA, EU PERÚ y EDUPUC.

Enlaçadas pelo meio ambiente

ENLAÇADAS é um projeto da Asociación de Editoriales Universitarias de América Latina y el Caribe (EULAC), que promove o trabalho em rede. Por meio da organização de fóruns e mesas temáticas, com a participação de acadêmicos e com a disponibilização de catálogos temáticos especializados, busca gerar sinergias entre autores, editores, distribuidores, livreiros e leitores para promover a capacidade crítica e transformadora das nossas sociedades.

O objetivo desta proposta é gerar um catálogo em conjunto e um debate sobre as diferentes perspectivas contemporâneas dos vários problemas que vivemos em torno da degradação ambiental. Trata-se de um convite para pensar nas grandes questões que comprometem a nossa sobrevivência e das quais se exige um trabalho inovador para uma tomada de decisão coletiva, como a valorização e conservação da diversidade biológica e cultural, a adaptação e mitigação às alterações climáticas, a geração de formas sustentáveis de habitar, ​​e a educação ambiental. A intenção é promover um diálogo de saberes que conduza à melhoria das formas como interagimos com os ciclos e processos da vida.

Pela conservação da biodiversidade

No âmbito da Feira Internacional do Livro de Bogotá 2021 (FILBo), no dia 18 de agosto, foi realizada a primeira das quatro mesas temáticas através do FB Live “Enlazadas por la conservación de la biodiversidad” que contou com a participação de quatro renomados profissionais com importantes projetos de relevância internacional.

A palestra está disponível em espanhol em nosso canal do YouTube.

Recomendações editoriais

Crise ecológica

Verónica Figueroa Clerici

Mudanças climáticas e riscos hidrometeorológicos

Polioptro F. Martínez-Austria, Benito Corona-Vásquez, Carlos Patiño-Gómez (editores)

Plantas nativas para o controle da erosão

Virginia Alvarado García, María Auxiliadora Zúñiga Amador

Sustentabilidade e ecoeficiência nas empresas modernas

Stefan Austermühle

Naturaleza, ciudad y comunidad (Colombia)

Jorge Alessandri Romero, Eddy Camila Echeverry Puentes, Claudia Yolima Devia Acosta, Lena Peters, Frank Uhlenhut

Erosão

Dos Solos às Civilizações

David R. Montgomery

Os direitos das baleias frente à Refinaria do Pacífico

Mary García Bravo

Comportamento social da fauna nativa do Chile

Luis Ebensperger, Antonieta Labra

As pegadas do desenvolvimento…

Esteban Giraldo González

Por ocasião do Enlazadas por la conservación de la biodiversidad, que terá lugar no dia 18 de agosto no âmbito da Feira Internacional do Livro de Bogotá, apresentamos um fragmento de um dos nossos livros, recentemente publicado, que indaga sobre a tensão entre as necessidades de desenvolvimento e o cuidado do meio ambiente. Trata-se da obra Las huellas del desarrollo: Intersecciones entre conflicto, reconfiguración social y pacificación en Colombia de Catalina Acosta Oidor e Juan Carlos Sánchez Sierra. É um convite para reconhecer a extraordinária complexidade de compatibilizar a proteção do nosso planeta com a voracidade das economias contemporâneas. É, portanto, um alerta urgente.

Agenda

Feira Internacional do Livro de Bogotá 2021

6 a 22 de agosto

6to. Congreso Internacional de Correctores de Texto en Español (6.° CICTE)

12, 13 e 14 de agosto
Organiza: CICTE

Enlaçadas pela conservação da biodiversidade

Organiza: EULAC
18 de agosto
10:00 am (horário da Colômbia)

Cartografia da publicação ibero-americana

Organizada por:
Editorial Universidad del Rosario
20 de agosto

Das redes

ASEUC, comprometida com a visibilidade da produção acadêmica e a reativação editorial do país

José Luis Rueda

Com o objetivo de motivar a reativação econômica e acadêmica do país, a Associação de Editores Universitários da Colômbia (ASEUC) lançou o seu primeiro evento multiformato denominado “Eixos temáticos da edição universitária”, que se desenvolverá no transcurso do segundo semestre de 2021, disponível no seguinte link.

Com o slogan “Por uma estratégia digital no livro e a leitura da edição universitária colombiana”, buscamos articular as atividades para apresentar a produção editorial das universidades colombianas em cada uma das feiras do livro que ocorrerão neste ano.

Guambia

Uruguai

Um dia em 1890, ingleses e crioulos estão a jogar um jogo de futebol. Um inglês é sitiado por um adversário invisível, mas um colega de equipa avisa-o: “Um atrás de ti”. A fonética da frase cola na cabeça de Hector, um crioulo. Agora, os crioulos estão a carregar a bola e um inglês aproxima-se rapidamente. Hector grita, “Guâmbia!”. “Distraíste-me, compadre”, eles censuram-no. “Queria avisá-lo que tinha um por perto”, explica Hector. Nas décadas seguintes, a expressão tornou-se popular e foi além dos limites do futebol, porque na vida é sempre bom ter um amigo para o avisar que estão prestes a tirar-lhe a bola.

Compartir este contenido
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
  • ¡Únete a la comunidad de editoriales universitarias más grande de América Latina y El Caribe!

    Un espacio para crear alianzas, promover el conocimiento y alcanzar nuevas audiencias.