Previous
Next
Associação de Editoras Universitárias da América Latina e do Caribe
Boletim da EULAC

Vol. 6 | Junho 2021

«Compartilhando nosso conhecimento com o mundo»
EULAC está integrada por:
ABEU, Red Nacional Altexto, ASEUC, REDUCH, REUN,
REUP, REUDE, SEDUCA, EU PERÚ y EDUPUC.

Ciência aberta, reflexões da edição universitária e acadêmica

A ciência aberta é um dos principais temas de reflexão na atualidade, por isso consideramos necessário que como editoras universitárias e acadêmicas nos somamos a esta discussão, uma vez que os diferentes pilares que compõem esta iniciativa afetam de diversas formas os projetos das editoras das instituições de ensino superior, em particular os temas relacionados com a comunicação em aberto. A Associação de Editoras Universitárias da América Latina e do Caribe, EULAC (sigla em espanhol de Asociación de Editoriales Universitarias de América Latina y El Caribe), e a União de Editoras Universitárias Espanholas, UNE (sigla em espanhol de Unión de Editoriales Universitarias Españolas), lhes convidamos a se aprofundar sobre o impacto da Ciência Aberta e a debater sobre o trabalho do editor universitário e acadêmico e o seu papel diante dessa iniciativa.

As editoras universitárias frente ao acesso aberto e a democratização do conhecimento

Eduardo Campechano-Escalona

Oferecer ideias para o debate sobre ciência aberta na América Latina, na atual sociedade do conhecimento, é uma responsabilidade cognitiva e uma exigência para quem faz parte do ecossistema da pesquisa, pois contribui para ações que favoreçam a agenda 2030 e o desenvolvimento sustentável, que serão fortalecidos com os resultados dos estudos que se difundem no acesso aberto e que permitam uma maior diversidade de oportunidades para o trabalho científico colaborativo.

Neste contexto, a comunicação pública da ciência, a democratização do conhecimento e o acesso aos resultados das pesquisas são fatores fundamentais que permitem tomar melhores decisões na hora de formular políticas públicas em benefício da população. Por outro lado, o acesso aberto é um mecanismo que oferece a possibilidade de divulgar e visibilizar a grande diversidade temática e de autores da região.

Agenda

Evolución del mercado del libro: una mirada comparativa.

Organiza: CERLALC
8 de junho

Ciencia abierta, reflexiones desde la edición universitaria y académica

Organizan: EULAC y UNE
15, 16 y 17 de junho

3er. Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica

Organiza: Associação Brasileira das Editoras Universitárias, ABEU
21 al 25 de junho

Das redes

EU Peru: rumo ao desenvolvimento do setor editorial acadêmico

Lía Castillo

EU Peru é um capítulo da Câmara Peruana do Livro (CPL) que reúne fundos editoriais universitários e centros de pesquisa que realizam trabalhos de edição acadêmica no território peruano. Seu principal objetivo é promover o espírito de integração entre seus membros, por meio de atividades que lhes permitam incrementar seu desenvolvimento e fortalecimento.

A situação das editoras universitárias e acadêmicas é desigual. Algumas delas, como as que fazem parte do nosso capítulo, se encontram organizadas, dispõem de uma produção editorial regular e contam com canais de distribuição tradicionais, de e-commerce ou de acesso aberto que nos permitem compartilhar o conhecimento dos nossos acadêmicos com os universitários e o público em geral. No entanto, nem todas as universidades peruanas possuem editoras próprias ou nem sempre elas apresentam uma produção regular e constante.

Fúchila

México

Interjeição pronunciada visceralmente após um choque repugnante que perturbou a sensibilidade do olfato. Uma palavra que dá nome à profunda sensação de repugnância. Desdém mecânico: quando não gostamos de algo que desprezamos, instintivamente lhe damos o «fuchi», enrugamos o nariz, esprememos os olhos e dizemos das profundezas de nossa repugnância: «fúchila»!
Compartir este contenido
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
  • ¡Únete a la comunidad de editoriales universitarias más grande de América Latina y El Caribe!

    Un espacio para crear alianzas, promover el conocimiento y alcanzar nuevas audiencias.