Vol. 6 | Junho 2021

Ciência aberta, reflexões da edição universitária e acadêmica

As editoras universitárias frente ao acesso aberto e a democratização do conhecimento
Oferecer ideias para o debate sobre ciência aberta na América Latina, na atual sociedade do conhecimento, é uma responsabilidade cognitiva e uma exigência para quem faz parte do ecossistema da pesquisa, pois contribui para ações que favoreçam a agenda 2030 e o desenvolvimento sustentável, que serão fortalecidos com os resultados dos estudos que se difundem no acesso aberto e que permitam uma maior diversidade de oportunidades para o trabalho científico colaborativo.
Neste contexto, a comunicação pública da ciência, a democratização do conhecimento e o acesso aos resultados das pesquisas são fatores fundamentais que permitem tomar melhores decisões na hora de formular políticas públicas em benefício da população. Por outro lado, o acesso aberto é um mecanismo que oferece a possibilidade de divulgar e visibilizar a grande diversidade temática e de autores da região.

Recomendações editoriais
Livros em acesso aberto

Agenda
Ciencia abierta, reflexiones desde la edición universitaria y académica
3er. Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica

Das redes

EU Peru: rumo ao desenvolvimento do setor editorial acadêmico
EU Peru é um capítulo da Câmara Peruana do Livro (CPL) que reúne fundos editoriais universitários e centros de pesquisa que realizam trabalhos de edição acadêmica no território peruano. Seu principal objetivo é promover o espírito de integração entre seus membros, por meio de atividades que lhes permitam incrementar seu desenvolvimento e fortalecimento.
A situação das editoras universitárias e acadêmicas é desigual. Algumas delas, como as que fazem parte do nosso capítulo, se encontram organizadas, dispõem de uma produção editorial regular e contam com canais de distribuição tradicionais, de e-commerce ou de acesso aberto que nos permitem compartilhar o conhecimento dos nossos acadêmicos com os universitários e o público em geral. No entanto, nem todas as universidades peruanas possuem editoras próprias ou nem sempre elas apresentam uma produção regular e constante.


Fúchila
México

Assinar o boletim
Para receber a boletim diretamente em sua caixa de entrada, por favor, preencha este formulário.