Previous
Next
Associação de Editoras Universitárias da América Latina e do Caribe
Boletim da EULAC

Vol.12 | Março 2022

«Compartilhando nosso conhecimento com o mundo»
A EULAC está integrada por:
ABEU, Red Nacional Altexto, ASEUC, REDUCH, REUN,
REUP, REUDE, SEDUCA, EU PERÚ y EDUPUC.

Un modelo híbrido:
a experiência da Editora da Universidade Nacional, Costa Rica

Marianela Camacho Alfaro
Marco Vinicio Méndez-Coto

A imprensa acadêmica vem enfrentando debates associados aos modelos de publicação, podemos averiguar isso, por uma parte, devido ao modelo restrito e convencional; e por outra parte, a ciência aberta que promove a difusão de conteúdos em acesso aberto.

O objetivo desta reflexão é levantar a importância de haver, no âmbito da edição universitária, todos os tipos de licenciamento possíveis, uma vez que a produção editorial é diversa, devem ser reconhecidas as necessidades particulares de cada editora universitária.

Recomendações editoriais

O direito do autor na obra audiovisual

Propiedad Intelectual

Princípio da razoabilidade, direitos fundamentais e emergência sanitária

Manual Jurídico do empreendedor peruano

Conheça e divulgue os projetos da EULAC

Enlaçadas é um projeto da EULAC realizado em colaboração com diversas redes e associações nacionais que aborda os grandes temas que afetam o mundo, através de fóruns temáticos e catálogos relacionados, procurando gerar sinergias entre autores, editores, distribuidores, livreiros e leitores para promover a capacidade crítica e transformadora de nossas sociedades.

Contra a violência de gênero

Um espaço de reflexão em que autores acadêmicos da Ibero-América dialogam a partir de diversas perspectivas, colocando em discussão temas tão importantes como a violência de gênero e a diversidade de identidades na busca de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Pelo meio ambiente

Um convite para pensar sobre os temas que comprometem nossa sobrevivência e que a partir dos quais são necessários um trabalho inovador e uma tomada de decisões coletivas, como a avaliação e conservação da diversidade biológica e cultural, a adaptação e a mitigação à mudança climática, a geração de formas sustentáveis de habitar, e a educação ambiental.

Agenda

Jornadas Profesionales FILBO 2022

20 de abril a 2 de maio

Feria Internacional del libro de Bogotá

19 de abril a 2 de maio

Jornadas Profesionales FILBA

26 a 28 de abril

Feria Internacional del Libro de Buenos Aires

28 de abril a 16 de maio
Convocatoria

Reconhecimento ao Editor Universitário
"Rubén Bonifaz Nuño" 2022

A Feira Internacional do Livro das Universitárias e dos Universitários (Filuni), da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), decana das editoras universitárias na república mexicana, premia anualmente um reconhecimento à trajetória excepcional de alguma editora universitária ou de um editor universitário da Ibero-América.

O Reconhecimento à Editora Universitária recebeu o nome de “Rubén Bonifaz Nuño” em homenagem à marca deixada na UNAM por um grande professor e criador, traçada e cimentada na paixão pela palavra escrita e pela cultura editorial.

Pinchar

Cuba

Em calão popular significa emprego ou trabalho: “Eu já tenho pincha!” “Esta coisa do Jergario é uma pincha intelectual! Trabalho: “Que grande pinche você fez!”, “Sim, a pincha na lua foi ótima!”, “Eu tenho muita pincha!”. Local de trabalho: “Eu vou para o pincha”; “É aqui que está sua pincha? Esforçando-se para fazer algo: “Estou pinchando ganhar a vida contando histórias”; “Se eu pincho amanhã, você vai explodir? Tentar conseguir algo de alguém: “Você tem que pinchar-lo com força para fazê-lo falar”; “Essa coisa de pinchar as pessoas, não é a minha pincha”.

Assinar o boletim

Para receber a boletim diretamente em sua caixa de entrada, por favor, preencha este formulário.

Compartir este contenido
Compartir en facebook
Facebook
Compartir en twitter
Twitter
Compartir en linkedin
LinkedIn
Compartir en whatsapp
WhatsApp
Compartir en email
Email
  • ¡Únete a la comunidad de editoriales universitarias más grande de América Latina y El Caribe!

    Un espacio para crear alianzas, promover el conocimiento y alcanzar nuevas audiencias.