Asociación de Editoriales Universitarias de América Latina y el Caribe

Previous
Next
Associação de Editoras Universitárias da América Latina e do Caribe
Boletim da EULAC

Vol.12 | Março 2022

«Compartilhando nosso conhecimento com o mundo»
A EULAC está integrada por:
ABEU, Red Nacional Altexto, ASEUC, REDUCH, REUN,
REUP, REUDE, SEDUCA, EU PERÚ y EDUPUC.

Un modelo híbrido:
a experiência da Editora da Universidade Nacional, Costa Rica

Marianela Camacho Alfaro
Marco Vinicio Méndez-Coto

A imprensa acadêmica vem enfrentando debates associados aos modelos de publicação, podemos averiguar isso, por uma parte, devido ao modelo restrito e convencional; e por outra parte, a ciência aberta que promove a difusão de conteúdos em acesso aberto.

O objetivo desta reflexão é levantar a importância de haver, no âmbito da edição universitária, todos os tipos de licenciamento possíveis, uma vez que a produção editorial é diversa, devem ser reconhecidas as necessidades particulares de cada editora universitária.

Recomendações editoriais

O direito do autor na obra audiovisual

Propiedad Intelectual

Princípio da razoabilidade, direitos fundamentais e emergência sanitária

Manual Jurídico do empreendedor peruano

Conheça e divulgue os projetos da EULAC

Enlaçadas é um projeto da EULAC realizado em colaboração com diversas redes e associações nacionais que aborda os grandes temas que afetam o mundo, através de fóruns temáticos e catálogos relacionados, procurando gerar sinergias entre autores, editores, distribuidores, livreiros e leitores para promover a capacidade crítica e transformadora de nossas sociedades.

Contra a violência de gênero

Um espaço de reflexão em que autores acadêmicos da Ibero-América dialogam a partir de diversas perspectivas, colocando em discussão temas tão importantes como a violência de gênero e a diversidade de identidades na busca de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Pelo meio ambiente

Um convite para pensar sobre os temas que comprometem nossa sobrevivência e que a partir dos quais são necessários um trabalho inovador e uma tomada de decisões coletivas, como a avaliação e conservação da diversidade biológica e cultural, a adaptação e a mitigação à mudança climática, a geração de formas sustentáveis de habitar, e a educação ambiental.

Agenda

Jornadas Profesionales FILBO 2022

20 de abril a 2 de maio

Feria Internacional del libro de Bogotá

19 de abril a 2 de maio

Jornadas Profesionales FILBA

26 a 28 de abril

Feria Internacional del Libro de Buenos Aires

28 de abril a 16 de maio
Convocatoria

Reconhecimento ao Editor Universitário
"Rubén Bonifaz Nuño" 2022

A Feira Internacional do Livro das Universitárias e dos Universitários (Filuni), da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), decana das editoras universitárias na república mexicana, premia anualmente um reconhecimento à trajetória excepcional de alguma editora universitária ou de um editor universitário da Ibero-América.

O Reconhecimento à Editora Universitária recebeu o nome de “Rubén Bonifaz Nuño” em homenagem à marca deixada na UNAM por um grande professor e criador, traçada e cimentada na paixão pela palavra escrita e pela cultura editorial.

Pinchar

Cuba

Em calão popular significa emprego ou trabalho: “Eu já tenho pincha!” “Esta coisa do Jergario é uma pincha intelectual! Trabalho: “Que grande pinche você fez!”, “Sim, a pincha na lua foi ótima!”, “Eu tenho muita pincha!”. Local de trabalho: “Eu vou para o pincha”; “É aqui que está sua pincha? Esforçando-se para fazer algo: “Estou pinchando ganhar a vida contando histórias”; “Se eu pincho amanhã, você vai explodir? Tentar conseguir algo de alguém: “Você tem que pinchar-lo com força para fazê-lo falar”; “Essa coisa de pinchar as pessoas, não é a minha pincha”.

Assinar o boletim

Para receber a boletim diretamente em sua caixa de entrada, por favor, preencha este formulário.

Compartir este contenido
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
  • ¡Únete a la comunidad de editoriales universitarias más grande de América Latina y El Caribe!

    Un espacio para crear alianzas, promover el conocimiento y alcanzar nuevas audiencias.