Associação de Editoras Universitárias da América Latina e do Caribe
Boletim da EULAC

Ano 2024, Vol. 31, Abril

«Compartilhando nosso conhecimento com o mundo»
A EULAC está integrada por:
ABEU, Red Nacional Altexto, ASEUC, REDUCH, REUN,
REUP, REUDE, SEDUCA, EU PERÚ, EDUPUC e Ex-Libris.

Tradução espanhol-português: Ramón Cristiano Bonifacio.

Os e-books não são eco-friendly

Gustavo Solórzano-Alfaro
A percepção do público é que os livros eletrônicos não poluem, pois basicamente “surgem do nada”. No entanto, sabemos perfeitamente que o digital não é imaterial. Um e-book cria uma falsa sensação de limpeza, mas a sua produção envolve toda uma série de materiais, e apenas a leitura em um Kindle gera uma enorme pegada de carbono, ainda maior do que a leitura física.

Enlaçadas pela história

No âmbito da Feira Internacional do Livro de Bogotá 2024, nós realizamos a primeira mesa de diálogo “Enlaçadas pela História pública, política e social” que contou com a participação de quatro historiadores especialistas originários da Argentina, Costa Rica, Peru e Colômbia.

Reviva a primeira mesa de diálogo em espanhol e adicione seus títulos aos nossos catálogos temáticos, que reúnem a rica e diversificada produção editorial universitária.

Agenda

Feira Internacional do Livro de Buenos Aires

23 de abril a 13 de maio

Bienal do Livro da Bahia

26 de abril a 1 de maio
20 al 24 de maio

6º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica

Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos

5 a 7 de junho

10° Prêmio ABEU

De 08 de abril a 31 de maio estão abertas as inscrições para mais uma edição do já tradicional Prêmio ABEU, concedido pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias. O momento é marcante, pois a premiação chega à sua 10ª edição, firmando-se como a pioneira no reconhecimento das melhores publicações universitárias e acadêmicas. Prêmio ABEU distingue as obras em 9 categorias: Ciências Humanas; Ciências Naturais e Matemáticas; Ciências Sociais; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências da Vida; Linguística, Letras e Artes; Literatura Infantojuvenil; Projeto Gráfico; e Tradução.

Recomendaciones editoriales

Irmãos de além-mar?

Ruínas e escombros na América Latina

ABC dos Direitos Humanos

O espelho anticolonial

O impacto das tecnologias disruptivas no contrato editorial

Inés ter Horst
O catálogo de uma editora transcreve sua história, estabelece seu legado, por isso é fundamental mantê-lo vivo, atualizado e de interesse para as novas gerações de leitores. Neste sentido, o contrato de publicação entre o editor e o autor deve incluir uma cláusula que preveja novas edições da obra objeto do contrato e permita alterações tanto de substância como de forma.

6º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica

De 20 a 24 de maio de 2024, a Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) vai realizar o 6º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica, que contará com a presença do historiador francês Roger Chartier, entre outros participantes. O evento ocorrerá nas dependências da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, tendo a Editora PUC-Rio como anfitriã.

Sonoridades

As vozes do livro: impresso, digital ou ambos?
Comercialização de livros eletrônicos

As Vozes do livro é um podcast em espanhol para os amantes das letras, realizado em colaboração entre a Editora Universidad del Rosario da Colômbia e a Rádio URosario, em seu mais recente episódio; Impresso, digital ou ambos? Marketing de livros eletrônicos, Emilia Miranda, coordenadora de projetos digitais da Editorial Siglo, aborda a coexistência do livro impresso e do livro digital e explora a situação comercial do livro digital na Colômbia e na América Latina.

Apresentador: Diego A. Garzón-Forero.

Assinar o boletim

Para receber a boletim diretamente em sua caixa de entrada, por favor, preencha este formulário.

Créditos fotográficos:
Lysander Yuen, Eric Rothermel, Amr Taha™, Mink Mingle, @felipepelaquim e DocuSign,
publicadas no Unsplash.

Compartir este contenido
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Email