Associação de Editoras Universitárias da América Latina e do Caribe
Boletim da EULAC

Ano 2024, Vol. 30, Março

«Compartilhando nosso conhecimento com o mundo»
A EULAC está integrada por:
ABEU, Red Nacional Altexto, ASEUC, REDUCH, REUN,
REUP, REUDE, SEDUCA, EU PERÚ, EDUPUC e Ex-Libris.

Tradução espanhol-português: Ramón Cristiano Bonifacio.

As mulheres e os estudos do livro e da edição na Ibero-América

Marina Garone Gravier

No final de 1990, durante o meu mestrado, e posteriormente na preparação da minha tese de doutorado, o termo viúva de aparecia com insistência nos registros bibliográficos e nas referências clássicas da história do livro do México colonial. Na maioria das vezes, esses trabalhos não apontavam nada de especial sobre as impressoras; várias delas, na verdade, não tinham nome próprio. Noutras ocasiões, alguns autores da bibliografia tradicional expressaram opiniões lapidares sobre a limitada capacidade empresarial daquelas mulheres, justificando a sua presença na gráfica como consequência natural da morte do proprietário masculino.

FIL Bogotá 2024

De 17 de abril a 2 de maio acontecerá a Feira Internacional do Livro de Bogotá, tendo o Brasil como convidado de honra. Além da programação literária, este ano a feira contará com a participação especial de sete agentes literários internacionais que farão parte da programação da Salão Internacional de Negócios.

A feira convida os membros da EULAC a participar e obter a sua acreditação como visitantes internacionais, o que lhes permite entrada gratuita nos 16 dias da feira e nas suas atividades literárias e culturais, mediante inscrição.

Conheça as informações aqui:

Recomendações editoriais

A querela das mulheres

Francesca Gargallo

Diálogos interdisciplinares sobre mulheres, gênero e feminismo

A sujeição histórica dos corpos

Livraria EULAC

A Associação de Editores Universitários da América Latina e do Caribe, em colaboração com a Bibliomanager, está preparando o lançamento da Livraria EULAC no âmbito da FILBo 2024, um projeto de Impressão sob Demanda (ISD) que promove as publicações de editoras universitárias latino-americanas em toda a região.

Esta livraria pretende ter lojas virtuais por enquanto no México, Peru, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Uruguai, através das quais será possível adquirir os títulos de todas as editoras universitárias participantes em moeda local, dispensando exportação e os custos aduaneiros.

Agenda

Feira Internacional do Livro de Bogotá

17 de abril a 2 de maio

Mercado de Indústrias Culturais do Sul (MICSUR)
Chile 2024

17 a 20 de abril

36ª Reunião Anual da Abeu
e
6º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica

20 a 24 de maio

1º Prêmio Jabuti Acadêmico

Prazo para registro: 19 de março de 2024

As publicações acadêmicas no ecossistema do livro no Equador

Nadesha Montalvo R.
Durante uma década, a ideia de que no Equador lemos meio livro por ano foi repetida como um mantra na mídia, em fóruns especializados e em discursos políticos. […] A cifra de meio livro por ano se espalhou como um incêndio, embora seja um dado que não pode ser sustentado.

Sonoridades

« Luminaria»

Inauguramos esta nova seção de recomendação de podcasts com o episódio em espanhol “Las mujeres y los estudios del libro y la edición” do Luminaria, com a palestrante convidada Freja Cervantes, diretora da Editorial Universidad Autónoma Metropolitana que dá voz a impressoras, editoras, tipógrafas, encadernadoras e livreiras, que durante séculos foram invisibilizadas. Luminaria é um podcast da Ediciones Uniandes de Colombia, disponível no Spotify.

Apresentadora: Josefina Marambio

Assinar o boletim

Para receber a boletim diretamente em sua caixa de entrada, por favor, preencha este formulário.

Créditos fotográficos:
Lysander Yuen, Eric Rothermel, Amr Taha™ e Thomas Despeyroux
publicadas no Unsplash.

Compartir este contenido
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Email