Associação de Editoras Universitárias da América Latina e do Caribe
Boletim da EULAC

Ano 2023, Vol. 28, Outubro

«Compartilhando nosso conhecimento com o mundo»
A EULAC está integrada por:
ABEU, Red Nacional Altexto, ASEUC, REDUCH, REUN,
REUP, REUDE, SEDUCA, EU PERÚ, EDUPUC e Ex-Libris.

Tradução espanhol-português: Ramón Cristiano Bonifacio.

A Inteligência Artificial e suas implicações para a produção acadêmica e científica

Susane Barros e Flavia Rosa
Sabe-se que a aplicação da IA na pesquisa tem contribuições efetivas como: automação e eficiência em análise de dados e grandes modelos de linguagem e até mesmo possibilidade de tradução e acesso a informações, aliados ao acesso aberto […] No entanto, é necessário levar em conta que a IA não se utiliza de uma ética própria…

Junte-se à comunidade do Project MUSE!

O Project MUSE, uma divisão da Johns Hopkins University Press, é líder no fornecimento de conteúdo digital de humanidades e ciências sociais para a comunidade acadêmica global por meio da colaboração com bibliotecas, acadêmicos e editoras universitárias em todo o mundo.

Recomendações editoriais

Nós, ciborgues

Na metade do mapa

Falar e viver na América

A cruzada das crianças

1ª Feira do livro de acesso aberto

De 18 a 31 de outubro, a 1ª Feira do livro de acesso aberto será realizada em formato virtual, organizada pela Editora UEMG e com o apoio da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU). A feira contará com a participação de 29 editoras universitárias de todo o país, que colocarão seus livros digitais à disposição dos leitores para download gratuito, além de uma série de atividades culturais para marcar o 15º aniversário da Editora da UEMG.

Agenda

Fórum Online de Direito Autoral, União Brasileira de Escritores

13 de outubro

Feira do Livro de Frankfurt

18 a 22 de outubro

Encontro Nacional dos Editores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

25, 26 e 27 de outubro

Feria Internacional del Libro de Guadalajara

25 de novembro a 3 de dezembro

A inteligência artificial e seus possíveis usos na redação acadêmica

Lynn Alves
As discussões em torno da Inteligência Artificial Generativas (IAG), vêm crescendo, principalmente a partir da divulgação do ChatGPT 3,0 pela OpenAI com a liberação de acesso gratuito a esta tecnologia […] Esse cenário alvissareiro provocou discussões e questionamentos sobre a propriedade intelectual e autoria, considerando que tanto IAG que produz textos quanto as criam imagens, se apropriam de dados já existentes e criados por humanos.

Novo Prêmio Jabuti Acadêmico a partir de 2024

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) está criando uma nova premiação, o Jabuti Acadêmico. Voltado para premiar obras científicas, técnicas e profissionais, o prêmio será lançado em 2024 e é, segundo a entidade, fruto do compromisso da CBL em valorizar e incentivar a diversidade da produção editorial brasileira.

Salsita

Colombia

Pessoa propensa a brigar (com ou sem bebida alcoólica no sangue) ou a provocar discussões por qualquer motivo. Elas podem ou não materializar a briga. Parecem gostar do prelúdio e de chamar a atenção para si mesmas com atos de extrema pantomima e exagero, por exemplo, “Que homem atrevido! Será que não o querem em casa?” ou “Aí está, deram-lhe um soco por salsita!

Assinar o boletim

Para receber a boletim diretamente em sua caixa de entrada, por favor, preencha este formulário.

Compartir este contenido
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Email