Associação de Editoras Universitárias da América Latina e do Caribe
Boletim da EULAC

Ano 2023, Vol. 27, Setembro

«Compartilhando nosso conhecimento com o mundo»
A EULAC está integrada por:
ABEU, Red Nacional Altexto, ASEUC, REDUCH, REUN,
REUP, REUDE, SEDUCA, EU PERÚ, EDUPUC e Ex-Libris.

Tradução espanhol-português: Ramón Cristiano Bonifacio.

A lógica por trás da venda de direitos

Lynette Owen

Poderíamos supor que se um agente ou editor receber um conjunto de direitos para gerenciar, esses direitos deveriam ser usados ​​tão ampla e prontamente quanto possível. Na maioria das situações, este é certamente o caso; contudo, quem vende os direitos deve ter sempre em mente que o licenciamento é apenas um aspecto da promoção global do livro…

Conferências em torno da edição

Nos dias 20, 21, 27 e 28 de setembro, serão realizadas em formato virtual as “Conferências em torno da edição”, que este ano abordarão temas tão relevantes para os profissionais do setor editorial como os metadados, políticas de estado na indústria editorial, financiamento de projetos e inteligência artificial.

Estas conferências são organizadas pela Red Nacional Altexto, ILLAC, la Dirección de Publicaciones y Fomento Editorial de la UNAM, EU Perú, REDUCH, ASEUC y EULAC.

Recomendações editoriais

A outra revolução de outubro

As flores de Darwin

Como o pensamento cristão foi condicionado pela filosofia

Cultura editorial literária na Colômbia

Reconhecimento do editor universitário Rubén Bonifaz Nuño

No âmbito da V Feria Internacional del Libro de las Universitarias y los Universitarios (FILUNI) organizada pela UNAM do México, o Reconhecimento ao Editor Universitário “Rubén Bonifaz Nuño”, foi atribuído ao brasileiro Plínio Martins Filho, pela sua carreira editorial no ambiente universitário e pela transcendência de suas contribuições à frente da Editora da Universidade de São Paulo (Edusp).

Plínio Martins afirmou: “Vejo neste prémio uma homenagem a todos aqueles que colaboraram nos mais de três mil exemplares que, por acaso, eu tenha editado”.

Parabéns ao Plínio por esse reconhecimento!

Agenda

Jornadas en torno a la edición

20, 21, 27 e 28 de setembro

25 anos de SciELO «Ciência Aberta com IDEIA»

25 a 29 de setembro

Feria Internacional del Libro LIBER

4 a 6 de outubro

Feira do Livro de Frankfurt

18 a 22 de outubro

Catálogo temático

O catálogo Enlaçadas contra a violência de gênero lança seu site!

Esta foi a primeira edição do projeto Enlaçadas em que editoras universitárias uniram forças para levantar a voz contra as violências de género e a favor da diversidade de identidades na procura de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Este é um catálogo vivo que mostra a rica e vasta produção editorial gerada nas universidades ibero-americanas.

As livrarias virtuais são o principal canal de vendas de livros no Brasil

*Publicado originalmente no PublishNews Brasil

O período de pandemia tem forte impacto na indústria do livro e transforma a relação entre editoras e canais de distribuição, mas no caso brasileiro é interessante perceber que essa transformação já havia sido iniciada com a crise das duas maiores grandes redes de livrarias do país…

Pura vida

Costa Rica

A “pura vida” dos ticos, dos costarriquenhos, é uma expressão que surgiu no final da década de 40 do século XX. É o reflexo festivo de uma forma de ver a vida quotidiana, como se não houvesse amanhã, como se fazer planos fixos e tortuosos pertencesse a uma disciplina dura e impiedosa. É pura vida nascer e morrer, vencer e perder, reconciliação e vingança, paz e guerra, a careta ou o sorriso, o triunfo ou a derrota, a felicidade ou a tristeza. A Costa Rica é o país mais feliz do mundo porque é pura vida, resignação, aceitação do aqui e do agora.

Assinar o boletim

Para receber a boletim diretamente em sua caixa de entrada, por favor, preencha este formulário.

Compartir este contenido
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Email