Associação de Editoras Universitárias da América Latina e do Caribe
Boletim da EULAC
Ano 2022, Vol.15, Junho
«Compartilhando nosso conhecimento com o mundo»
Tradução espanhol-português: Ramón Cristiano Bonifacio.

Repositórios institucionais e acesso aberto
Fernando Rodríguez Chuchón
Claudia Cifuentes Roca
Claudia Cifuentes Roca
Os conceitos de repositórios institucionais e de acesso aberto estão profundamente ligados desde o seu início, pois os repositórios digitais institucionais “favorecem a comunicação pública, aumentando assim a visibilidade e divulgação dos trabalhos armazenados” e, especialmente, no contexto acadêmico, são plataformas digitais valiosas para a gestão, divulgação e preservação da produção científica de uma instituição, que os converte em elementos estratégicos para atingir os objetivos do acesso aberto.

Recomendações editoriais

Faça parte do Catálogo de Direitos das Editoras das Universidades Latino-Americanas 2022!
Pelo quinto ano consecutivo a EULAC convida todas as editoras acadêmicas e universitárias da América Latina e do Caribe a fazer parte da atualização do Catálogo de direitos das editoras universitárias da América Latina, nessa ocasião sobre o tema Direitos humanos.

Agenda

Repositórios digitais institucionais
Sabine Lumbreras
Por que ainda observamos que alguns autores não estão muito interessados em ter sua produção científica ou intelectual incluída em um repositório institucional? Como convencê-los de que o repositório institucional pode ser um veículo eficaz para visibilizar sua produção científica e intelectual?
Informe-se aqui sobre os repositórios institucionais de acesso aberto das universidades peruanas.

Informamos aos nossos leitores que o artigo da autora Carla Craice, que apareceu originalmente no Boletim EULAC número 13 do mês de abril de 2022, foi revisto e ampliado, a nova versão pode ser consultada no seguinte link:


Chiripero
República Dominicana
Este é o nome dado aos trabalhadores informais que vendem vários artigos e alimentos, tais como doces, fruta e outros nas ruas. Este é também o nome dado àqueles que deixam as suas casas em busca de uma “chiripa”, ou seja, qualquer trabalho que possam encontrar e pelo qual possam receber algum dinheiro. Mesmo quando os profissionais fazem pequenos trabalhos pontuais, diz-se frequentemente que encontraram um “chiripa”. Estes trabalhos caracterizam-se pelo facto de serem ocasionais, transitórios e mal pagos.

Assinar o boletim
Para receber a boletim diretamente em sua caixa de entrada, por favor, preencha este formulário.