Previous
Next
Associação de Editoras Universitárias da América Latina e do Caribe
Boletim da EULAC

Ano 2022, Vol. 14, Maio

«Compartilhando nosso conhecimento com o mundo»
A EULAC está integrada por:
ABEU, Red Nacional Altexto, ASEUC, REDUCH, REUN,
REUP, REUDE, SEDUCA, EU PERÚ y EDUPUC.

Tinta digital: avatares do livro na atualidade

Fabricio Cerón Rivas
Com a virada do século, um lamento vem expandindo e retorna a cada novo início de ano: a morte do livro. A tecnologia que nos cerca gerou mudanças drásticas e irreversíveis que nos posicionam em novos espaços de experiência. A tela preta do celular e do computador nos levou tão longe que diante de uma pandemia como a que aconteceu no mundo, desde 2019, quase ninguém se sentiu afetado em seu desenvolvimento produtivo. A vida laboral se trasladou para dentro das nossas casas sem maiores transtornos e até novas formas de coexistência foram testadas com o fim de analisar o novo salto que deveríamos dar no futuro.

Recomendações editoriais

A construção da cidadania

Cultura empresarial

Design de livros didáticos digitais

Libros en movimiento

O que me incomoda no livro digital?

Leio no Kindle, que quer parecer a um livro de bolso, mas falta alguma coisa. Não tem cheiro. Me incomoda que o livro digital não tenha cheiro nem textura: não estimula os meus sentidos. Aquele cheiro de tinta e papel convidam você a viajar por lugares remotos, a encontrar respostas para milhares de perguntas.

Agenda

Feria del Libro de Madrid

27 de maio a 12 de junho

Leer Iberoamérica Lee

7 e 8 de junho

Bienal do Livro de São Paulo

2 a 10 de julho

Feria del Libro de Lima

22 de julho a 7 de agosto

Baixe «Cem Vozes da Ibero-América. 35 anos da FIL Guadalajara»

Baixe «Cem Vozes da Ibero-América.
35 anos da FIL Guadalajara»
Coincidindo com a nomeação de Guadalajara como Capital Mundial do Livro 2022, e como um presente da Feira Internacional do Livro de Guadalajara, da Editorial UDG e da Livraria Carlos Fuentes para os leitores e leitoras pelo Dia Mundial do Livro, agora você pode baixar gratuitamente a obra Cem vozes da Ibero-América, 35 Anos da FIL (Editorial Universidad de Guadalajara, 2021), da fotógrafa Maj Lindström e da jornalista Vanesa Robles, que reúne retratos e textos sobre 50 escritores e 50 escritoras de 18 países ibero-americanos.

Elogio do livro digital, nostalgia da finitude

Nadesha Montalvo R.
Passei a tarde de sábado lendo meu presente mais recente para mim mesma: O infinito num junco, de Irene Vallejo, em formato e-Pub. Com meu iPad 15×21 cm, uma relíquia fabricada em 2015, fiquei feliz em ler na cama, inclinado para um lado e sem as dificuldades do peso desigual entre o lado do livro já vivido e sonhado versus o que ainda está por descobrir;

Uma possível convivência entre a tela e o papel

José Miguel Cabrera Kozisek

Uma editora universitária tem objetivos diferentes: publicar trabalhos, gerar conhecimento, promover seus pesquisadores, vender livros, entre outros, mas tudo isso pode ser resumido em um, o principal, que sempre será difundir sua produção. Nesse sentido, muitos dos selos pertencentes a instituições educacionais do Equador optaram nos últimos anos por disponibilizar seu catálogo no modo de acesso aberto, ou seja, que as publicações podem ser baixadas gratuitamente por qualquer pessoa que navegue no site dessas editoras.

Púchica

Honduras

Quando uma pessoa é surpreendida por uma situação jocosa, séria ou preocupante, em Honduras ela geralmente responde com a palavra púchica. É também um eufemismo para a puta (prostituta) e é a resposta que resume a raiva ou surpresa que uma pergunta inesperada provoca. Exemplo: “Olá Rafa, você ouviu falar sobre o aumento de combustível? – “Púchica! novamente? Isso é tudo o que precisamos”.

Assinar o boletim

Para receber a boletim diretamente em sua caixa de entrada, por favor, preencha este formulário.

Compartir este contenido
Compartir en facebook
Facebook
Compartir en twitter
Twitter
Compartir en linkedin
LinkedIn
Compartir en whatsapp
WhatsApp
Compartir en email
Email
  • ¡Únete a la comunidad de editoriales universitarias más grande de América Latina y El Caribe!

    Un espacio para crear alianzas, promover el conocimiento y alcanzar nuevas audiencias.