Ano 2022, Vol. 14, Maio

Tinta digital: avatares do livro na atualidade

Recomendações editoriais

O que me incomoda no livro digital?

Agenda

Baixe «Cem Vozes da Ibero-América. 35 anos da FIL Guadalajara»
Baixe «Cem Vozes da Ibero-América.
35 anos da FIL Guadalajara»
Coincidindo com a nomeação de Guadalajara como Capital Mundial do Livro 2022, e como um presente da Feira Internacional do Livro de Guadalajara, da Editorial UDG e da Livraria Carlos Fuentes para os leitores e leitoras pelo Dia Mundial do Livro, agora você pode baixar gratuitamente a obra Cem vozes da Ibero-América, 35 Anos da FIL (Editorial Universidad de Guadalajara, 2021), da fotógrafa Maj Lindström e da jornalista Vanesa Robles, que reúne retratos e textos sobre 50 escritores e 50 escritoras de 18 países ibero-americanos.

Elogio do livro digital, nostalgia da finitude

Uma possível convivência entre a tela e o papel
Uma editora universitária tem objetivos diferentes: publicar trabalhos, gerar conhecimento, promover seus pesquisadores, vender livros, entre outros, mas tudo isso pode ser resumido em um, o principal, que sempre será difundir sua produção. Nesse sentido, muitos dos selos pertencentes a instituições educacionais do Equador optaram nos últimos anos por disponibilizar seu catálogo no modo de acesso aberto, ou seja, que as publicações podem ser baixadas gratuitamente por qualquer pessoa que navegue no site dessas editoras.


Púchica
Honduras
Quando uma pessoa é surpreendida por uma situação jocosa, séria ou preocupante, em Honduras ela geralmente responde com a palavra púchica. É também um eufemismo para a puta (prostituta) e é a resposta que resume a raiva ou surpresa que uma pergunta inesperada provoca. Exemplo: “Olá Rafa, você ouviu falar sobre o aumento de combustível? – “Púchica! novamente? Isso é tudo o que precisamos”.

Assinar o boletim
Para receber a boletim diretamente em sua caixa de entrada, por favor, preencha este formulário.