País: Brasil
Red: ABEU
ISBN: Impresso: 9786553850859 | Digital: 9786553850842
Año: 2024
Páginas: 80 pp.
Medidas: 16 x 23 cms.
Idioma: Português
Temática: Filosofia

Foucault e Édipo Rei

Fabiano Incerti (org.)
Editorial: PUCPRESS
País: Brasil
Red: ABEU
Año: 2024
Páginas: 80 pp.
Medidas: 16 x 23 cms.
Idioma: Português
Temática: Filosofia

O livro explora as diversas interpretações que o filósofo francês Michel Foucault propôs sobre a famosa tragédia de Sófocles. Por meio de estudos de especialistas, Arianna Sforzini, Marcelo Raffin, Fabiano Incerti e Pedro de Souza, mergulhamos nas nuances das leituras foucaultianas e seus desdobramentos mais significativos, percorrendo temas fundamentais do pensamento do autor, como saber-poder, a aleturgia, o dizer-verdadeiro, a confissão e a parresía.

Mais do que uma leitura do Édipo-Rei, Foucault inscreve sua própria maneira de conceber as relações entre poder, saber, verdade, governo e sujeito. Seu objetivo é desmitificar o drama sofocliano, libertando-o de interpretações universais e compreendê-lo como a história do complexo sistema de coações que sustenta, desde a Grécia Antiga, o discurso sobre a verdade no Ocidente.

Foucault e o Édipo-Rei é uma obra para aqueles que se interessam pelas variantes da leitura foucaultiana da tragédia de Sófocles. Através da análise singular do poder político nas sociedades ocidentais e da centralidade concedida à dramática do discurso verdadeiro nos processos de constituição do sujeito, o livro convida a uma revisitação constante dessa obra milenar, permitindo, ao melhor estilo foucaultiano, realizar uma “ontologia do presente”.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email