País: Brasil
Red: ABEU
ISBN: 9788571085091
Año: 2024
Páginas: 196 pp.
Idioma: Português
Temática: Migração

Irmãos de além-mar?

Portugueses e a imigração no Brasil

Mario Luis Grangeia
Editorial: Editora UFRJ
País: Brasil
Red: ABEU
Año: 2024
Páginas: 196 pp.
Idioma: Português
Temática: Migração

Olhares de portugueses, seus imaginários e fragmentos de vida são reunidos em entrevistas com 20 empreendedores e empreendedoras, entre eles, vários “portugueses de padaria”. O livro também inclui um estudo de obras de escritores dos séculos XIX e XX.

O autor, cuja família materna veio da região portuguesa de Bairrada, parte da figura popular do padeiro para ouvir memórias, que não são exclusivas dos panificadores. “Cada diálogo foi além de estereótipos e se tornou valioso para este ensaio que põe em questão o mito da receptividade brasileira a imigrantes, afinal, portugueses sofreram sérios ataques entre o Primeiro Reinado e a Primeira República.”

Ao longo das entrevistas o autor aborda memórias de quem migrou entre 1950 e 1970 e após os anos 1970. Delas extraiu significados da migração para os migrantes: reencontro, para famílias divididas e reaproximadas; resistência, para quem vislumbrou uma rota para fugir do arbítrio no período da ditadura de Salazar; investimento, recorrente entre quem viajou na busca de ascensão social, mais rara em Portugal; e reinvenção.

Nos capítulos em que Grangeia escreve sobre as memórias de portugueses estabelecidos no Brasil há décadas, trata ainda das memórias de dois ícones lusos aqui – a atriz Ruth Escobar e o cantor Roberto Leal – e de dois autores ilustres lá – Leonor Xavier e Carlos Fino.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email