Assembleia Geral 2023

No âmbito da XXXVIII edição da Feira Internacional do Livro de Guadalajara, foi realizada em formato híbrido, a Assembleia Geral da EULAC 2023 que contou com a assistência virtual e presencial de colegas de toda a América Latina: México, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Colômbia, Peru, Argentina, Uruguai, Chile e Brasil.

Após passar a lista dos presentes e a declaração de quórum, foi apresentado o Balanço geral das conquistas alcançadas 2021-2023, um breve relatório dos resultados da presidência de Sayri Karp e das vice-presidências de Juan Felipe Cordoba Restrepo, Marybel Soto Ramírez e Gerardo Tassara.

Este relatório em espanhol pode ser consultado no seguinte link (PDF 2.5B):

Foi feita a apresentação dos candidatos inscritos para renovação do nosso conselho de administração e prosseguida a votação, na qual foi eleita por maioria absoluta como presidente para o período 2023-2025, Lía Castillo Meneses, atual coordenadora da área de marketing e vendas da Editora da Universidade Peruana de Ciências Aplicadas (Peru); e como vice-presidentes Martha Esparza Ramírez, do Departamento Editorial da Universidade Autônoma de Aguascalientes (México); Esteban Giraldo González, assessor da Diretoria da Escola Superior de Administração Pública (Colômbia) e João Carlos Canossa, editor executivo da Fundação Oswaldo Cruz (Brasil).

Silvano Gozzer e Pedro Villa, diretores da Bibliomanager, nos acompanharam para nos mostrar os avanços do ambicioso projeto Livraria EULAC, uma proposta que busca promover nossas publicações para venda impressa sob demanda em toda a América Latina.

A versão experimental da livraria pode ser consultada en: https://www.libreriaeulac.com/

No final da sessão, os participantes expressaram seu interesse em que a diretoria cessante se tornasse parte de nosso Conselho Consultivo, uma proposta que foi muito bem recebida e votada por unanimidade. Assim, Sayri Karp, Juan Felipe Córdoba-Restrepo, Marybel Soto-Ramírez e Gerardo Tassara se unem ao Conselho Consultivo da EULAC, que já conta com Daniela Verón e Édgar Valencia.

A Associação de Editores Universitários da América Latina e do Caribe agradece a todos os editores universitários pela disponibilidade e participação, estamos muito felizes com a eleição desta nova diretoria, pois temos certeza de seu compromisso e responsabilidade em levar a um bom porto a direção e os projetos da associação e, desta forma, continuar com o trabalho de visibilizar e promover a circulação do pensamento acadêmico latino-americano.

28 de novembro de 2023
Por uma América Latina vinculada e em diálogo permanente com o mundo.