País: Argentina
Red: REUP
ISBN: 9789877650945
Año: 2023
Páginas: 580 pp.
Medidas: 15 x 23 cms.
Idioma: Espanhol
Temática: Filosofia, Teologia

Como o pensamento cristão foi condicionado pela filosofia

e como pode deixar de sê-lo

Raúl A. Kerbs
Editorial: Universidad Adventista del Plata
País: Argentina
Red: REUP
Año: 2023
Páginas: 580 pp.
Medidas: 15 x 23 cms.
Idioma: Espanhol
Temática: Filosofia, Teologia

A tradição teológica cristã adotou a filosofia grega, a filosofia e a ciência moderna a tal ponto que o pensamento cristão é condicionado por esses saberes.

Esta obra mostra como isso tem acontecido desde o século II d. C. até a teologia pós-moderna. O que a teologia cristã pegou da filosofia e da ciência não foram apenas alguns conceitos ou algumas ideias, mas nada menos do que a interpretação dos pressupostos mais básicos que a mente humana deve de alguma forma fazer para poder funcionar.

Essa interpretação contamina toda a teologia cristã. Para fazer esse julgamento, explica-se a interpretação bíblica desses pressupostos, obtidas a partir do princípio sola Scriptura. Por esta razão, este trabalho também estuda a filosofia bíblica que teria que ser seguida para resolver o problema da adoção da filosofia e das ciências humanas. Trata-se de mostrar que a teologia é possível com base no princípio sola Scriptura se apenas a Bíblia for aceita como revelação de Deus e os conhecimentos auxiliares (história, linguística, arqueologia, etc.) da teologia forem avaliados a partir da interpretação bíblica dos pressupostos básicos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email