Este trabalho se propõe a analisar as políticas econômicas do ponto de vista normativo e, principalmente, aquelas aplicadas em nosso país, muitas das quais alcançaram resultados insatisfatórios para a sociedade: crescimento econômico baixo ou nulo, inflação alta, grande parte da população submersa em pobreza, etc.
O livro está estruturado em quatro partes. Na primeira, desenvolve-se o conceito de políticas econômicas, a sua necessidade, instrumentos utilizados, variáveis propostas como objetivos e avaliações para a formulação de políticas, com especial destaque para os modelos macroeconômicos utilizados.
Em seguida, apresenta-se uma análise das políticas econômicas “conjunturais”, com foco no curto e médio prazo, revendo os instrumentos disponíveis para enfrentar problemas como ciclo econômico e desemprego, inflação, pobreza e distribuição de renda. Na parte três, o foco está no crescimento de longo prazo e no desenvolvimento econômico. São analisadas as políticas que têm impacto nos resultados.
Os capítulos finais são dedicados às políticas econômicas aplicadas na Argentina, com ênfase naquelas que correspondem às últimas décadas. São estudados os modelos de comportamento subjacentes, as políticas fiscais, monetárias e cambiais aplicadas, e os resultados obtidos.