País: México
Red: Red Nacional Altexto
ISBN: 9786074794632
Año: 2021
Páginas: 88 pp.
Medidas: 21 x 22 x 1 cms.
Idioma: Espanhol
Temática: Migrações Internacionais

A espera prolongada

Perspectivas sobre a migração, o refúgio e o asilo na migração fronteiriça

David Maung, Alejandro Cossío, Carlos A. Moreno, Aimee Melo, Lisbeth Chávez, Alfonso Caraveo, Guillermo Arias Camarena, Víctor Medina, Joebeth Terríquez, Omar Martínez, Gaba Cortés
Editorial: El Colegio de la Frontera Norte
País: México
Red: Red Nacional Altexto
Año: 2021
Páginas: 88 pp.
Medidas: 21 x 22 x 1 cms.
Idioma: Espanhol
Temática: Migrações Internacionais

A espera prolongada é um livro inspirado na exposição fotográfica de mesmo nome organizada pelo El Colegio de la Frontera Norte e convocada no âmbito do Dia Nacional do Refugiado em 20 de junho de 2021. A exposição incluiu o trabalho de 11 fotógrafas da região fronteiriça Tijuana-San Diego, que tiram fotos dos rostos dos migrantes, seus semblantes entre a angústia e a esperança no cotidiano, enquanto aguardam a resposta ao seu pedido de asilo. As imagens oferecem testemunhos que nos aproximam da sua intimidade, permitindo-nos vislumbrar quão difícil foi o caminho e quão lento foi o processo, mas sempre com a confiança de alcançar o seu propósito, mostrando como apesar das dificuldades e incertezas enfrentadas por milhares de migrantes, ainda há lugar para sorrisos, solidariedade, ternura e amor.

Além do legado fotográfico, inclui uma introdução e capítulos sobre as mudanças recentes do fenômeno migratório no México, assim como o vínculo entre o trabalho acadêmico e a fotografia. Na seção final, as fotógrafas e os fotógrafos compartilham suas reflexões sobre seu trabalho como fotojornalistas diante da busca de tantas pessoas por asilo e refúgio. Esperamos que esta obra contribua para a construção de uma percepção mais sensível e humana da migração nesta região fronteiriça.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email