O paradigma digital

Javier Beramendi
REUN

Desde a REUN queremos aproveitar este espaço para compartilhar algumas linhas de trabalho e refletir sobre os desafios digitais destes tempos. Vamos comentar duas ferramentas que permitirão facilitar o fluxo de trabalho multiformato, uma nova linha de capacitação para produzir epub e, por fim, uma reflexão sobre os metadados.

Por um lado, a editora da Universidade Nacional de General Sarmiento desenvolveu um fluxo de trabalho e montagem de livros multiformato baseados em Markdown e Pandoc, duas tecnologias de código aberto que, em conjunto, otimizam consideravelmente os tempos de layout no InDesign. Eles removem estilos indesejados que geralmente são gerados ao trabalhar com processadores de texto enriquecidos e, em vez disso, oferecem estilos sólidos de caracteres e parágrafos que, adequadamente mapeados, podem ser úteis na hora de diagramar ao criar um pdf de impressão e também quando se trata de suportes líquidos, como epub (mais informações). Essa ferramenta é particularmente útil para quem precisa acelerar o fluxo de trabalho para a execução de livros didáticos, layouts simples com poucas ou nenhuma imagem. Da Wikipédia ao GitHub, muitos sites usam o Markdown para escrever e publicar artigos.

Em segundo lugar, nos últimos dois anos houve uma maior disposição entre leitores e editores em repensar as vantagens de recorrer aos meios digitais, e não apenas em PDF antigo, mas também em formas líquidas. Não se trata apenas da crise e do custo do papel; é que, nos últimos dois anos, leitores de todas as idades começaram a adquirir, por obrigação, uma familiaridade com dispositivos digitais que talvez não tivessem

desenvolvido se não tivessem vivido meses de confinamento e isolamento. Por outro lado, já existe uma geração de jovens leitores que utilizam fundamentalmente celulares, e-readers e computadores em suas salas de aula virtuais e presenciais.

Neste contexto e para promover a digitalização dos fundos editoriais, a Universidade Nacional de San Martín está realizando treinamento para profissionais de nível inicial ou avançado na conversão de epub e no manuseio de html e css, oferecendo serviços editoriais. Terceirizar essa parte do fluxo e preferem dedicar seus esforços à edição e montagem tradicionais.

Finalmente, várias editoras universitárias argentinas analisaram minuciosamente os serviços e esquemas de metadados com o fim de aumentar a visibilidade dos catálogos em ambientes virtuais através do uso de padrões internacionais, sejam eles Onix, Dublin Core ou outros menos conhecidos. No entanto, a capacidade de descoberta que os metadados podem fornecer não depende nem termina com a tarefa de carregar esses metadados. Para que sejam verdadeiramente úteis, precisamos “dar-lhes vida”, ou seja, agir com eles por meio da corrente do livro. Devemos ser capazes de incorporar informações de vendas, formas de consumo e públicos para aperfeiçoar a cadeia de distribuição. As informações fornecidas por nossos parceiros de negócios podem retroalimentar a cadeia de metadados e, assim, completar um círculo virtuoso.

Um diálogo fluido com livreiros, agregadores e distribuidores pode ser benéfico em ambas as direções para ver como os editores podem entregar melhores pacotes de informações e receber em troca dados sobre os consumidores de nossos produtos. Em tempos em que as ferramentas de busca estão cada vez mais focadas na lógica dos usuários —número de visitas, permanência e viralidade—, devemos entender que as etiquetas que os buscadores de páginas da web posicionaram há vinte anos estão obsoletas.

Os tempos mudam: o html5 substituiu o xml, o custo do papel não dá indícios de que vai cair no curto prazo, a experiência do usuário prevalece. Conteúdo e educação, neste cenário, são mais importantes do que nunca e devemos decidir onde estamos parados.

Duas pérolas:

1. Leitor epub online: https://enanobruno.com/

2. Master class sobre conversão do epub do início ao fim para membros Eulac:

Quinta-feira, 8 de setembro, às 10 horas (GMT-03:00) pela Meet.

Compartir este contenido
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Email