Previous
Next
País: Equador
Red: REUDE
ISBN: 9789978674987
Año: 2018
Páginas: 333 pp.
Medidas: 15 x 21 cms.
Idioma: Espanhol
Temática: Migração internacional

Migrações internacionais na Bolívia e no Equador: crise global, Estado e desenvolvimento

Gioconda Herrera, Jean Michel Lafleur, Isabel Yépez Del Castillo (Coord.)

Editorial: FLACSO Ecuador
País: Equador
Red: REUDE
Año: 2018
Páginas: 333 pp.
Medidas: 15 x 21 cms.
Idioma: Espanhol
Temática: Migração internacional

Acadêmicas e acadêmicos da América e da Europa examinam, neste livro, a relação entre Estado, desenvolvimento e migração internacional a partir de reflexões ancoradas em várias escalas: local, nacional, transnacional. O contexto deste trabalho é a crise global que afetou de maneira particular as migrações andinas, do Equador e da Bolívia, para a Europa. São três as contribuições que o texto oferece.

Primeiro, enfatizar a irrupção do Estado como ator que impulsiona políticas de transnacionalização da cidadania. Estuda-se a dimensão socioeconômica, observando o papel do Estado na potencialização, ou não, do desenvolvimento local e regional. E observa-se a dimensão simbólica: a representação dos sujeitos sobre o desenvolvimento e as políticas do Estado, e se isso influencia –e como– nas experiências migratórias.

Uma segunda contribuição radica nas propostas teórico-metodológicas: as estratégias comparativas, a articulação entre as dimensões local, nacional e transnacional, a análise interescalar e a interseccionalidade. A terceira contribuição gira em torno das consequências da crise global nos projetos migratórios das pessoas, sobretudo na decisão de retornar.

É um trabalho que amplia, tanto o debate sobre as complexas relações que se tecem entre os processos migratórios e as políticas dos Estados, quanto a discussão sobre as perspectivas metodológicas para seu estudo.

Compartir en facebook
Facebook
Compartir en twitter
Twitter
Compartir en linkedin
LinkedIn
Compartir en whatsapp
WhatsApp
Compartir en email
Email
  • ¡Únete a la comunidad de editoriales universitarias más grande de América Latina y El Caribe!

    Un espacio para crear alianzas, promover el conocimiento y alcanzar nuevas audiencias.