Previous
Next

REUP: Crescimento, desenvolvimento e visibilidade da produção acadêmica na Argentina

Florencia García
Diretora Editorial da Universidad Católica de La Plata, Argentina
Membro da REUP

No passado mês de agosto a REUP (Rede de Editoras de Universidades Privadas da Argentina) celebrou doze anos de vida. Mais de uma década de intenso trabalho, mas fundamentalmente de enorme crescimento para a rede e suas editoras filiadas. Olhar para trás e ver as conquistas alcançadas ao longo desses anos nos incentiva a continuar no caminho e, assim, alcançar objetivos novos e mais ambiciosos.

A REUP reúne todas as editoras ou áreas universitárias que publicam textos e outros materiais bibliográficos acadêmicos em qualquer região geográfica da Argentina. É constituída no Conselho de Reitores de Universidades Privadas (CRUP) da República Argentina e atua sob sua coordenação.

Entre seus objetivos estão:

  • Difundir o conhecimento que é gerado nas universidades que o compõem,
  • Promover edições universitárias,
  • Colaborar e cooperar interinstitucionalmente em matéria de difusão de conteúdos de acordo com as políticas e o espírito do CRUP,
  • Promover a profissionalização dos distintos atores da edição universitária.

O pequeno grupo de editoras dispostas a aceitar o desafio de fundar uma rede com o claro objetivo de visibilizar a produção acadêmica das instituições privadas da Argentina, lá pelo ano de 2009, cresceu e se fortaleceu com projetos e ações concretas que lhes permitiram ganhar espaço e reconhecimento no âmbito editorial universitário, não só na Argentina, mas também na América Latina. Atualmente, vinte e duas editoras universitárias fazem parte e trabalham ativamente dentro da rede.

A colaboração e coesão entre os integrantes da REUP é o que tem permitido avançar na sua sustentabilidade com o apoio da organização da qual depende. Enormes desafios foram enfrentados, desafios estes que se tornaram experiências enriquecedoras ao adquirir novos conhecimentos, destrezas e habilidades, para gerenciar suas próprias editoras.

Hoje, a REUP tem importantes conquistas a seu crédito. Ao longo destes anos de trabalho temos participado tanto em feiras regionais, quanto em nacionais e internacionais; aderimos ao projeto da EULAC do Catálogo de Direitos; realizamos vendas de consórcio tanto dentro como fora da Argentina. Estamos certos de que atingir apenas alguns desses objetivos individualmente, cada editora, teria demandado muito tempo e esforço e, em alguns casos, teria sido impossível.

As tarefas dentro da rede e entre os seus membros também possibilitaram e colaboraram no desenvolvimento da REUP. O trabalho das diferentes comissões (Relações Institucionais, Feiras, Capacitação, Comunicação e Revistas Científicas), com representantes de cada editora, tem permitido fortalecer diversos aspectos da edição universitária. Nesse sentido, temos realizado inúmeras capacitações dadas por especialistas na área, por exemplo, direitos autorais, comercialização, exportações, plano estratégico, revistas científicas, para citar apenas alguns dos temas. Além de ter participado de inúmeros webinars durante esses quase dois anos de extrema virtualidade.

Outra das ações que tem sido útil e bem-sucedida para o desenvolvimento das editoras da REUP é o Sistema de Tutorias que implantamos há alguns anos. O que se busca é que editoras com maior trajetória possam acompanhar aquelas que estão começando para poder avançar no crescimento e desenvolvimento da própria editora universitária, sempre respeitando as particularidades e características de cada instituição. Tarefa que, sem dúvida, fortalece o conceito de rede.

A visibilidade das nossas produções editoriais é o que procuramos de maneira incessante através dos canais disponíveis e, através de outros, que examinamos constantemente. Uma especial menção merece ser dada à integração da REUP na ULibros.com, plataforma da EULAC que abriga a produção editorial universitária da região. Atualmente, dezenove editoras de universidades privadas argentinas aderiram a esta proposta, o que permite que os títulos produzidos dentro das universidades sejam conhecidos e reconhecidos fora dos limites do próprio país.

Já são doze anos de trabalho intenso. Não foi fácil avançar nas circunstâncias históricas que nos atravessaram, mas estamos convencidos de que, com a consolidação da REUP a nível local, nacional e internacional, a produção editorial universitária argentina alcançou uma enorme visibilidade que torna possível que o conhecimento gerado nas instituições chegue a mais leitores.

A REUP continua trabalhando para melhorar e agregar novos objetivos para os próximos anos.

Compartir este contenido
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
  • ¡Únete a la comunidad de editoriales universitarias más grande de América Latina y El Caribe!

    Un espacio para crear alianzas, promover el conocimiento y alcanzar nuevas audiencias.