Previous
Next
País: Costa Rica
Red: EDUPUC
ISBN: 9789977664955
Año: 2020
Páginas: 200 pp.
Medidas: 13.97 x 21.59 cms
Idioma: Espanhol
Temática: Meio ambiente

Plantas nativas para o controle da erosão

Virginia Alvarado García, María Auxiliadora Zúñiga Amador

Editorial: Editorial Tecnológica de Costa Rica
País: Costa Rica
Red: EDUPUC
Año: 2020
Páginas: 200 pp.
Medidas: 13.97 x 21.59 cms
Idioma: Espanhol
Temática: Meio ambiente

É uma obra que aborda as questões da erosão e a restauração ecológica a partir de um ponto de vista integral e multidisciplinar, com o fim de utilizar espécies vegetais nativas como elementos de bioengenharia e garantir o funcionamento saudável do ecossistema.

Oferece indicações práticas sobre como utilizar diversas plantas autóctones para minimizar os efeitos erosivos em ladeiras com encostas moderadas ou taludes escavados, tanto em zonas urbanas como rurais, locais de cultivo, beiras de estradas ou em qualquer condição que apresente instabilidade do terreno. É composto por 70 espécies (principalmente ervas e arbustos) amplamente distribuídas na Costa Rica, tolerantes a condições desfavoráveis ​​e que podem se propagar assexuadamente, entre outros atributos, que as convertem em alternativas eficazes face ao problema da erosão e degradação do solo.

Adicionalmente à descrição taxonômica de cada espécie, ampliam-se os dados sobre sua fenologia, tipo de habitat, propagação, distribuição geográfica, diversos usos e uma seção especial sobre controle de erosão, onde são descritos métodos de semeadura, tipo de raiz e alguns critérios a serem considerados em projetos de revegetação. Como novidade, o livro inclui um pôster com as 70 espécies e uma breve descrição de suas principais características, um glossário textual e ilustrado para orientar o leitor sobre os conceitos básicos das plantas em uma linguagem clara e simples. É um livro prático, especial para o uso em campo.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
  • ¡Únete a la comunidad de editoriales universitarias más grande de América Latina y El Caribe!

    Un espacio para crear alianzas, promover el conocimiento y alcanzar nuevas audiencias.