Os ativismos globais de povos indígenas e afrodescendentes colocaram a reivindicação de autodeterminação, autonomia e autogoverno na arena do debate, alcançando avanços relevantes nas normas internacionais. No entanto, essas conquistas enfrentam as políticas e realidades dos governos nacionais e interesses econômicos de todos os tipos em seus países, que os ameaçam e procuram aprofundar a expropriação.
Neste livro, concebemos a autonomia como uma variedade de práticas, processos e mecanismos de autogoverno por meio dos quais os direitos inerentes e as aspirações soberanas dos povos indígenas e afrodescendentes em todo o mundo são expressos e atribuídos a um significado. O direito à autodeterminação é inerente à vida sociopolítica contemporânea e, hoje, seu exercício em seus territórios é provavelmente um dos únicos caminhos para a persistência da vida no planeta.
As contribuições que compõem este volume, muitas delas de autoria de povos indígenas, colocam debates que abordam esses desafios e vinculam vozes ancestrais às lutas de hoje e à defesa do futuro.