Previous
Next
País: Ecuador
Red: REUDE
ISBN: 9789978105504
Año: 2021
Páginas: 692
Idioma: Espanhol
Temática: Territorios

Autonomias e autogoverno na América diversa

Miguel González, Araceli Burguete, José Marimán, Pablo Ortiz, Ristsuko Funaki

Editorial: Editorial Abya-Yala-UPS
País: Ecuador
Red: REUDE
Año: 2021
Páginas: 692
Idioma: Espanhol
Temática: Territorios

Os ativismos globais de povos indígenas e afrodescendentes colocaram a reivindicação de autodeterminação, autonomia e autogoverno na arena do debate, alcançando avanços relevantes nas normas internacionais. No entanto, essas conquistas enfrentam as políticas e realidades dos governos nacionais e interesses econômicos de todos os tipos em seus países, que os ameaçam e procuram aprofundar a expropriação.

Neste livro, concebemos a autonomia como uma variedade de práticas, processos e mecanismos de autogoverno por meio dos quais os direitos inerentes e as aspirações soberanas dos povos indígenas e afrodescendentes em todo o mundo são expressos e atribuídos a um significado. O direito à autodeterminação é inerente à vida sociopolítica contemporânea e, hoje, seu exercício em seus territórios é provavelmente um dos únicos caminhos para a persistência da vida no planeta.

As contribuições que compõem este volume, muitas delas de autoria de povos indígenas, colocam debates que abordam esses desafios e vinculam vozes ancestrais às lutas de hoje e à defesa do futuro.

Compartir en facebook
Facebook
Compartir en twitter
Twitter
Compartir en linkedin
LinkedIn
Compartir en whatsapp
WhatsApp
Compartir en email
Email
  • ¡Únete a la comunidad de editoriales universitarias más grande de América Latina y El Caribe!

    Un espacio para crear alianzas, promover el conocimiento y alcanzar nuevas audiencias.