A produção de alimentos é uma das prioridades fundamentais dos seres humanos. Nas páginas deste livro o leitor descobre como funcionam as tendências agroalimentares mundiais: a origem da produção de alimentos desde uma visão comercial e uma perspectiva sustentável e ecológica, ambas em sua própria lógica de abastecer alimentos à população mundial.
No México, em particular em Yucatán, localizam-se essas tendências. A crise alimentar no campo mexicano se deve, não só às más políticas implementadas, mas também, a uma dinâmica mundial onde mercados, governos e Estados se entrelaçam em interesses globais para resolver a contradição entre economia e ecologia.
O livro enfatiza o dilema entre a produção de soja e mel. A primeira é uma oleaginosa e leguminosa semeada em monoculturas com fertilizantes e pesticidas químicos, serve como matéria-prima para a produção de óleo, leite e carne vegetal, além de ração para bovinos, suínos e aves. O mel, por outro lado, é um produto altamente sustentável, é produzido em todo o estado de Yucatán e faz parte da biodiversidade. Para o estudo, foi escolhido Tekax, município onde a soja e o mel convivem no mesmo espaço territorial. Esta hibridização de lógicas leva-nos a compreender, de maneira mais ampla, o seu impacto direto na equidade social, na eficiência produtiva e no meio ambiente da produção de alimentos que diariamente trazemos às nossas mesas.