País: México
Red: Red Nacional Altexto
ISBN: 9786078527908
Año: 2019
Páginas: 232 pp.
Medidas: 15.50 x 23 cms.
Idioma: Espanhol
Temática: Sustentabilidade

Sustentabilidade e tendências agroalimentares

O dilema da produção de soja e mel em Tekax, Yucatán, México

Alba Rosa Rivera de la Rosa
Editorial: Universidad Autónoma de Yucatán
País: México
Red: Red Nacional Altexto
Año: 2019
Páginas: 232 pp.
Medidas: 15.50 x 23 cms.
Idioma: Espanhol
Temática: Sustentabilidade

A produção de alimentos é uma das prioridades fundamentais dos seres humanos. Nas páginas deste livro o leitor descobre como funcionam as tendências agroalimentares mundiais: a origem da produção de alimentos desde uma visão comercial e uma perspectiva sustentável e ecológica, ambas em sua própria lógica de abastecer alimentos à população mundial.

No México, em particular em Yucatán, localizam-se essas tendências. A crise alimentar no campo mexicano se deve, não só às más políticas implementadas, mas também, a uma dinâmica mundial onde mercados, governos e Estados se entrelaçam em interesses globais para resolver a contradição entre economia e ecologia.

O livro enfatiza o dilema entre a produção de soja e mel. A primeira é uma oleaginosa e leguminosa semeada em monoculturas com fertilizantes e pesticidas químicos, serve como matéria-prima para a produção de óleo, leite e carne vegetal, além de ração para bovinos, suínos e aves. O mel, por outro lado, é um produto altamente sustentável, é produzido em todo o estado de Yucatán e faz parte da biodiversidade. Para o estudo, foi escolhido Tekax, município onde a soja e o mel convivem no mesmo espaço territorial. Esta hibridização de lógicas leva-nos a compreender, de maneira mais ampla, o seu impacto direto na equidade social, na eficiência produtiva e no meio ambiente da produção de alimentos que diariamente trazemos às nossas mesas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email