Previous
Next

REUN: propostas e ações da nova Comissão Executiva

Em tempos difíceis como sociedade, as universidades nacionais não estavam alheias à situação, e nesse sistema as editoras puderam acompanhar o processo de adaptação às novas formas que todas as atividades que decorrem nas casas de ensino superior tiveram que adotar. Esta aprendizagem repentina encontrou-nos libertando conteúdos de estudo e investigação, promovendo a leitura, editando as diferentes pesquisas que ajudaram a comunicar a ciência e colaborando para que a sociedade com a qual interagimos não ignore o trabalho que fazemos.

Particularmente da REUN (Rede Nacional de Editoras Universitárias), promovemos a divulgação de nossos catálogos: através do selo do Livro Universitário Argentino LUA, operacionalizando a venda online de livros apesar da impossibilidade de ter nossa biblioteca física aberta e inaugurando uma seção web que convida para você conhecer e baixar a produção científica em acesso aberto.

Ao longo deste ano, nossa Rede continuou a participar da agenda regional da EULAC, como uma oportunidade para trocar experiências sobre problemas comuns. Unimos iniciativas como a articulação de uma rede regional de comunicação sobre nossos temas de interesse; atualização do catálogo de venda de direitos online. Através da EULAC, participamos de um espaço de networking para editores universitários latino-americanos com colegas de outras áreas geográficas na edição digital da Feira do Livro de Frankfurt e participamos do primeiro catálogo temático da FIL Guadalajara Enlazados y enlazados contra la violencia de género. Sem dúvida, é uma colaboração que se aproxima ano após ano e esperamos continuar aprofundando-a.

Como coletivo REUN, participamos também em cada uma das Feiras de livros virtuais para as quais fomos convidados, consolidando uma continuidade na presença, procurando estreitar os laços construídos e tendo uma intervenção ativa em cada um desses encontros, colaborando na transmissão de ideias através livros, abrindo em cada um de nossos catálogos uma janela para a cultura regional que é representada por cada selo e percebendo que longe de estar paralisada, a produção aumentou em grande parte de nossas editoras.

Uma das ações centrais que propusemos em 2020 foi o lançamento de um Fórum Permanente pela Edição Universitária que, após quatro reuniões já realizadas no referido ano, inauguramos a primeira em 2021 com um workshop de Boas Práticas Editoriais, o qual teve uma ótima convocatório. Este fórum pretende ser um espaço de intercâmbio periódico entre atores da edição universitária que nos permita manter uma agenda de trabalho ativa, em diálogo e interação com o ecossistema editorial e espaços de gestação de políticas públicas, de reflexão, discussão, profissionalização e a definição das políticas coletivas da Rede.

Por isso, grande parte do nosso plano de trabalho é fortalecer o trabalho em rede, não só em nosso país, mas também em toda a região. Levando em conta essa premissa, estamos convictos de que devemos caminhar para um grande plano estratégico latino-americano que nos permita traçar as diretrizes e as bases que permitem valorizar o livro universitário.

Compartir este contenido
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
  • ¡Únete a la comunidad de editoriales universitarias más grande de América Latina y El Caribe!

    Un espacio para crear alianzas, promover el conocimiento y alcanzar nuevas audiencias.