Previous
Next

Uma narrativa cheia de ecos: a Red Nacional Altexto completa 15 anos

Elba Sánchez Rolón
Chefe do Programa Editorial da Universidad de Guanajuato
Coordenadora da Red Nacional Altexto

Em 2021, celebramos 15 anos de trabalho contínuo como Rede Nacional de Editoras Universitárias e Acadêmicas do México. O caminho tem sido árduo e devemos reconhecer o esforço de muitos editores em projetos comuns, fortalecimento das boas práticas editoriais e a favor da visibilidade das nossas publicações. Desde a sua origem, o trabalho colaborativo e o olhar em conjunto para os desafios comuns têm permitido encontrar na Rede caminhos para o desenvolvimento de projetos que impactam na nossa presença nacional e internacional, assim como no melhor conhecimento dos nossos acervos e o aperfeiçoamento das formas de comunicá-los.

Atualmente, somos 52 instituições educativas, entre universidades, institutos e colégios, que concordam tanto em nossa diversidade de circunstâncias e recursos, quanto em nossa convicção de que a comunicação acadêmica continua tendo o campo editorial como ação privilegiada. Esse é o nosso compromisso e desafio, dar canal e articulação ao trabalho de geração de conhecimento e difusão cultural das comunidades acadêmicas do México; construir os mecanismos para que seja reconhecido e próximo dos seus leitores potenciais.

O caminho à frente não é mais simples do que o já percorrido. Nossas narrativas estão cheias de ecos. Por isso, a experiência é o mapa mais sólido para o qual podemos recorrer: o diálogo e a força comum é o cimento do trabalho em rede. No plano de trabalho que se inicia neste 2021 para a Rede Altexto, se mencionava:

“Somos o grupo de publicações universitárias mais importante do México, reunimos a maior quantidade de publicações universitárias do país e nessa equipe se encontram muitas das pessoas com maior experiência em edição universitária a nível nacional. Reconhecer essa força comum é o primeiro passo para mostrá-la diante das instâncias que buscamos como interlocutores ”.

Os desafios estão aí: precisamos da interlocução das instâncias de medição de pesquisa para alcançar o reconhecimento acadêmico e, além disso, continuar lutando pelo impacto das publicações acadêmicas, como uma provocação ao conhecimento e como fator de mudança social. Começar por nossas comunidades é um primeiro passo que não podemos ignorar. Aproximar-nos dessas comunidades implica construir estratégias múltiplas e entrelaçadas, entre as quais destaco as seguintes:

  • A capacitação contínua para a profissionalização em todo o ecossistema das publicações acadêmicas.
  • A geração de conhecimento sobre nós mesmos, o que publicamos? Quanto publicamos? Conhecer a nós mesmos é saber o que nos falta fortalecer e quais são nossas ferramentas para alcançá-lo.
  • A participação em conjunto em Feiras do Livro e projetos de comercialização para otimizar os recursos existentes e outorgar maior presença aos nossos acervos.
  • A comunicação das nossas publicações e ações aproveitando as vantagens das redes sociais e com o lançamento de um boletim trimestral da Rede que inclui reflexões editoriais, resenhas e promoção das Feiras do Livro.
  • O incremento do nosso catálogo hospedado no site da Red Altexto, onde atualmente existem mais de 8.000 referências e sabemos bem que poderíamos ter muitas mais.
  • A consolidação da nossa operatividade e fundamentos regulatórios como uma Associação.
  • Finalmente, porque está enraizado em tudo o que foi exposto, o diálogo com nossos pares fora do México. Em particular, nossa participação na EULAC, que nos dá outra dimensão do trabalho em rede e à visibilidade dos fundos editoriais.

 

Completar 15 anos vai além de fazer uma festa necessária, nos conduz a reiterar nosso compromisso, a nos olharmos de perto sem escrúpulos, para reconhecer o que nos falta por fazer e aquelas horas extras do dia e aquela convicção de que vamos investir para alcançá-lo. As editoras universitárias e acadêmicas têm um papel fundamental na melhoria social, em fazer do conhecimento um bem comum e em serem as artífices dos grandes encontros entre textos e leitores.

Compartir este contenido
Compartir en facebook
Facebook
Compartir en twitter
Twitter
Compartir en linkedin
LinkedIn
Compartir en whatsapp
WhatsApp
Compartir en email
Email
  • ¡Únete a la comunidad de editoriales universitarias más grande de América Latina y El Caribe!

    Un espacio para crear alianzas, promover el conocimiento y alcanzar nuevas audiencias.