Previous
Next

EU Peru: rumo ao desenvolvimento do setor editorial acadêmico

Lía Castillo

Coordenador de marketing e vendas de Editorial UPC
Presidente da EU PERÚ

EU Peru é um capítulo da Câmara Peruana do Livro (CPL) que reúne fundos editoriais universitários e centros de pesquisa que realizam trabalhos de edição acadêmica no território peruano. Seu principal objetivo é promover o espírito de integração entre seus membros, por meio de atividades que lhes permitam incrementar seu desenvolvimento e fortalecimento.

Nasceu no final de 2018, após muitos anos de tentar consolidar uma agrupação que nos represente. Esse interesse foi confirmado após a participação de uma delegação composta por nove editoras universitárias peruanas nas duas primeiras versões da Feira Internacional do Livro Universitário – FILUNI (Feria Internacional del Libro Universitario), organizada pela Universidade Nacional Autônoma do México. Foi assim que após estas experiências, em que todos trabalharam coordenadamente para um mesmo objetivo, que se chegou a um acordo sobre a necessidade de formar uma entidade que representasse os editores universitários e acadêmicos.

Atualmente, a EU Peru conta com 25 membros: 22 deles, fundos editoriais universitários e três centros de pesquisa. A sua comissão executiva é composta por cinco dos seus membros eleitos por votação por um período de dois anos.

O principal objetivo é apoiar o fortalecimento da indústria editorial acadêmica, assim como também enfrentar as diferentes problemáticas do setor.

Para alcançar isso, suas linhas de ação têm como objetivo:

  • Fomentar a promoção e distribuição do livro universitário e acadêmico, assim como as publicações periódicas, acadêmicas e científicas, e todos os outros materiais impressos ou digitais resultantes dessa tarefa.
  • Estimular o aprimoramento técnico e administrativo das Editoras Universitárias e Acadêmicas para alcançar padrões de qualidade e boas práticas editoriais internacionais.
  • Discutir, determinar e propor soluções conjuntas para os problemas comuns das editoras universitárias e acadêmicas do Peru.
  • Lutar pelo respeito e reconhecimento dos direitos autorais e contra as barreiras à livre circulação do livro, assim como pelo cumprimento das finalidades inerentes à Câmara Peruana do Livro.

A situação das editoras universitárias e acadêmicas é desigual. Algumas delas, como as que fazem parte do nosso capítulo, se encontram organizadas, dispõem de uma produção editorial regular e contam com canais de distribuição tradicionais, de e-commerce ou de acesso aberto que nos permitem compartilhar o conhecimento dos nossos acadêmicos com os universitários e o público em geral. No entanto, nem todas as universidades peruanas possuem editoras próprias ou nem sempre elas apresentam uma produção regular e constante.

Em virtude disso, nós, os membros do capítulo temos procurado incorporar um maior número de universidades a EU do Peru, a fim de apoiá-las no aprimoramento dos seus processos editoriais ou vinculá-las em interlocuções com outros atores importantes no ecossistema do livro que lhes permitam consolidar-se como selos editoriais.

Por outro lado, nós, os membros da EU Peru estamos cientes de que, para melhorar a efetividade e a eficiência, das ações das editoras universitárias e acadêmicas peruanas, devemos tornar sincera a situação do nosso setor, pelo qual realizamos anualmente enquetes a todos os membros, o que nos ajuda a definir o plano de trabalho a seguir ano a ano, a partir das respostas obtidas.

Nos últimos planos de trabalho, priorizamos capacitações, procurando abranger todo o ecossistema editorial acadêmico, considerando tanto os temas da edição em si, quanto o de difusão, comercialização, organização de atividades relacionadas ao trabalho dos nossos membros.

Esperamos com o tempo consolidar nosso capítulo, incorporar novos membros e promover de forma mais determinada o acesso de mais leitores ao fascinante mundo acadêmico, cujos efeitos multiplicadores são sempre em benefício da ciência e da cultura.

Descubra mais sobre a EU Peru:

Compartir este contenido
Compartir en facebook
Facebook
Compartir en twitter
Twitter
Compartir en linkedin
LinkedIn
Compartir en whatsapp
WhatsApp
Compartir en email
Email
  • ¡Únete a la comunidad de editoriales universitarias más grande de América Latina y El Caribe!

    Un espacio para crear alianzas, promover el conocimiento y alcanzar nuevas audiencias.