Esta obra é do interesse daquelas pessoas que são apaixonadas pelas artes visuais. As cores têm associações simbólicas que aparecem nos rituais, nas vestimentas e na arte japonesa. Aizomê, é o tradicional e emblemático azul índigo dos tecidos japoneses, cor cuja técnica de obtenção chegou àquele país através da Rota da Seda. Na ampla paleta de cores utilizada pelos fabricantes têxteis japoneses, uma parece impressionar mais do que qualquer outra: aizomê é o azul místico do Japão, extraído de uma planta do vale Yoshinogawa.
A obra coloca o leitor em contato com a permeabilidade da aposta do artista plástico Herberth Bolaños, em termos sintáticos, pragmáticos e semânticos, em uma proposta que confronta as qualidades do azul índigo, com a luz e com uma multiplicidade de materiais e formas.
Azul Japonês/Japanese Blue contém toda a beleza criativa do Professor Bolaños, com impressionantes fotografias amplamente coloridas e com a explicação das técnicas empregadas nesta exposição.
Para a EUNA, esta publicação é um reconhecimento que honra a trajetória do professor Herberth Bolaños e, ao mesmo tempo, é um valioso aporte que contribui para o conhecimento e prazer da criação artística como manifestação de uma das mais profundas realizações humanas. É uma produção bilíngue espanhol/inglês.