“A Interpretação da música dos Séculos XVII e XVIII” de Arnold Dolmetsch, é um marco da música barroca. Foi publicado originalmente em 1915 pela “Novello and Company; Co, Ltd.”, Londres. Hoje, depois de mais de 100 anos, a Universidade Católica de Salta publica a obra pela primeira vez em língua espanhola, iniciativa e tradução do professor David Gómez García, Diretor do Instituto Universitário de Música Antiga.
“O objetivo desta reconhecida edição é entender tudo ‘o que os Antigos Mestres sentiam sobre sua própria música e as impressões que desejavam transmitir, e qual era o Espírito da sua Arte’. Mesmo depois de tanto tempo a obra permanece sendo um trabalho sem igual, principalmente porque reflete ao seu autor. (…) é uma merecida homenagem ao importante papel que ele desempenhou na reativação ou interesse pela música antiga, e
para o leitor, especializado e geral, oferece vislumbres do que significava a música – como arte e como ciência – para os músicos da era barroca ” (Michael Prochak, 1990. Do Prólogo à Edição do 50º Aniversário).