País: Ecuador
Red: REUDE
ISBN: 9789978775271
Año: 2021
Temática: Artes visuais

A cor como pensamento

Pilar Flores
Editorial: Centro de Publicaciones PUCE
País: Ecuador
Red: REUDE
Año: 2021
Temática: Artes visuais

A Cor como Pensamento reflete sobre o projeto artístico Bitácoras de Color, da artista equatoriana Pilar Flores. Bitácoras de Color é uma obra aberta, que se encontra em pleno desenvolvimento e expansão, nela convergem o cultivo dos jardins urbanos, a sala de aula, a exposição, as oficinas, os diários que recolhem os processos investigativos, os diálogos sustentados ao longo do tempo, os textos escritos, os ensaios visuais, vídeos, publicações em revistas, sites e o livro A cor como pensamento. Essas diversas dimensões refletem, entre outras coisas, sobre os vínculos e a confluência entre a prática artística e a prática docente: processo criativo, sala de aula, pesquisa-criação artística e jardim.

Nós distinguimos dois grandes conjuntos conectados: o jardim como um sistema complexo que manifesta uma rede de relações e dimensões e, os processos criativos expressos na mesa -montagem- como objeto conceitual.

As diferentes dimensões das Bitácoras de Color se entrelaçam pelo olhar e pelas perguntas. Dentro de sistemas complexos, abarcadores e sempre em movimento, cada olhar condiciona as escolhas em um campo enorme de possibilidades, e gera constantemente novas perguntas nos processos criativos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email