Previous
Next

Liderança na Rede Nacional Altexto é renovada

A Dra. Elba Sánchez Rolón, chefe do Programa Editorial da Universidade de Guanajuato, é a atual Coordenadora da Rede Nacional Altexto, associação de editoras universitárias do México e o mais importante grupo de trabalho sobre publicações acadêmicas daquele país, em substituição à Prof. Martha Esparza.

Com o Plano de Trabalho e a proposta da Mesa Diretora, a Dra. Sánchez Rolón busca dar continuidade à revisão dos grupos de trabalho, para os quais se expõe a constituição de novas comissões que tratem de temas estratégicos e onde a trajetória e conhecimento de mais membros da Rede podem se juntar para enfrentar desafios comuns.

“O Plano de Trabalho está em diálogo com muitas instituições e terá que ser desenvolvido a partir desta colaboração com elas, nesse sentido, não é uma representação pessoal, é a Universidade de Guanajuato que vai liderar e coordenar esta Rede e, portanto, também a equipe editorial que é um grande apoio para este grande compromisso que temos ”, disse o Dr. Sánchez Rolón em entrevista.

Dra. Elba Sánchez Rolón

Atualmente, a Red Nacional Altexto é uma associação civil composta por mais de cinquenta instituições em todo o país. Seu objetivo principal é promover e apoiar as atividades desenvolvidas pelas áreas editoriais das IES, bem como representá-las perante organismos congéneres nacionais e internacionais; além disso, apoia a distribuição e comercialização de obras publicadas, facilita a participação das instituições que a integram em feiras do livro nacionais e estrangeiras, gera espaços de diálogo e profissionalização dos seus integrantes e incentiva a coedição entre as instituições afiliadas.

Na Rede Nacional Altexto, nos últimos anos tem-se conseguido o fortalecimento e a consolidação de todas as atividades relacionadas com o trabalho editorial, criando condições para a visibilidade da produção de livros e promovendo a comercialização das publicações impressas.
Além disso, é promovida a padronização dos processos de seleção e avaliação de livros universitários e acadêmicos; da mesma forma, promoveu-se a capacitação e profissionalização de seus membros em matéria editorial.

Nesse sentido, a nova Coordenadora Nacional considera fundamental “acreditar na importância dos livros”. O trabalho da Dra. Elba Margarita Sánchez Rolón nos próximos 2 anos será crucial para a consolidação da Rede Nacional de Altexto como associação civil.

¡Únete a la comunidad de editoriales universitarias más grande de América Latine y El Caribe!

Un espacio para crear alianzas, promover el conocimiento y alcanzar nuevas audiencias.

shares