Previous
Next

Liderança na Rede Nacional Altexto é renovada

A Dra. Elba Sánchez Rolón, chefe do Programa Editorial da Universidade de Guanajuato, é a atual Coordenadora da Rede Nacional Altexto, associação de editoras universitárias do México e o mais importante grupo de trabalho sobre publicações acadêmicas daquele país, em substituição à Prof. Martha Esparza.

Com o Plano de Trabalho e a proposta da Mesa Diretora, a Dra. Sánchez Rolón busca dar continuidade à revisão dos grupos de trabalho, para os quais se expõe a constituição de novas comissões que tratem de temas estratégicos e onde a trajetória e conhecimento de mais membros da Rede podem se juntar para enfrentar desafios comuns.

“O Plano de Trabalho está em diálogo com muitas instituições e terá que ser desenvolvido a partir desta colaboração com elas, nesse sentido, não é uma representação pessoal, é a Universidade de Guanajuato que vai liderar e coordenar esta Rede e, portanto, também a equipe editorial que é um grande apoio para este grande compromisso que temos ”, disse o Dr. Sánchez Rolón em entrevista.

Dra. Elba Sánchez Rolón

Atualmente, a Red Nacional Altexto é uma associação civil composta por mais de cinquenta instituições em todo o país. Seu objetivo principal é promover e apoiar as atividades desenvolvidas pelas áreas editoriais das IES, bem como representá-las perante organismos congéneres nacionais e internacionais; além disso, apoia a distribuição e comercialização de obras publicadas, facilita a participação das instituições que a integram em feiras do livro nacionais e estrangeiras, gera espaços de diálogo e profissionalização dos seus integrantes e incentiva a coedição entre as instituições afiliadas.

Na Rede Nacional Altexto, nos últimos anos tem-se conseguido o fortalecimento e a consolidação de todas as atividades relacionadas com o trabalho editorial, criando condições para a visibilidade da produção de livros e promovendo a comercialização das publicações impressas.
Além disso, é promovida a padronização dos processos de seleção e avaliação de livros universitários e acadêmicos; da mesma forma, promoveu-se a capacitação e profissionalização de seus membros em matéria editorial.

Nesse sentido, a nova Coordenadora Nacional considera fundamental “acreditar na importância dos livros”. O trabalho da Dra. Elba Margarita Sánchez Rolón nos próximos 2 anos será crucial para a consolidação da Rede Nacional de Altexto como associação civil.

Compartir este contenido
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email