Previous
Next

O folclore de Catamarca

Editorial Universidad Maimónides
País: Argentina
Rede: REUP

Claudio Bertonatti
Ano: 2018
ISBN: 9789871699353
Area: Costumes e Tradições
No. de páginas: 179
Dimensões: 23 x 16 cms.
Idioma: espanhol

Nossas tradições e saberes populares remontam para além da composição da Argentina como país e além de suas fronteiras, porque -em suma- é o resultado de um acúmulo permanente, em contínua elaboração e ressignificação, onde se agregam novos componentes, enquanto outros vão caindo no esquecimento.

O grande desafio para a atualidade não é novo: que essas tradições e saberes não se conservem apenas em livros, arquivos e ambientes acadêmicos. Seria bom (com tudo o que esta palavra representa) que se mantenham vivos na maioria da sociedade atual. E que esta tenha a vocação de legá-lo enriquecido às gerações seguintes.

Em apoio a esse desafio, este livro pretende sintetizar uma diversidade de traços que compõem a identidade dos catamarquenhos. Não de todos, claro, mas de quem os preserva e os pratica, constituindo-se – sem querer – na memória viva da sua geografia. Nesse sentido, essas pessoas não protegem apenas suas memórias, mas as de uma parte da sociedade, que nelas pode ser reconhecida ou refletida.

Muito do que é apresentado aqui está ameaçado de extinção, mas pode ser salvo. Esse é o sentido e o pedido dessas páginas.

shares